A Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (VTRP) apresentou na tarde de ontem o Vibee – Hub voltado para startups do setor da saúde. Localizado no segundo andar do Centro Administrativo da cooperativa, o espaço abrigará empresas inovadoras selecionadas em programa de aceleração também apresentado ontem.
Presidente da Unimed VTRP, Aldo Pricladnitzki, o núcleo de inovação é resultado de uma caminhada iniciada em 2015, quando a cooperativa percebeu a necessidade de inovar. Segundo ele, o primeiro passo foi qualificar e treinar médicos cooperados, gestores e colaboradores para a cultura da inovação.
Conforme a Superintendente Executiva da Unimed VTRP, Rosilene Knebel, antes desse processo a cultura da cooperativa era engessada e as novas ideias não eram apresentadas porque as pessoas tinham medo de errar. A partir de 2017, a cooperativa lançou a plataforma Inovar, que incentivava os colaboradores a apresentarem ideias inovadoras.
“Tivemos um boom de ideias, mas não conseguimos colocar todas elas na prática efetivamente. Isso nos mostrou que em alguns momentos a organização ainda estava engessada”, lembra. A partir desse diagnóstico, em 2018, a Unimed VTRP iniciou o projeto Simplifica, que olhou para dentro da organização e identificou quais processos eram realmente essenciais e resultou no enxugamento da instituição, de forma a torná-la mais ágil.
Em 2019, a Cooperativa lançou o InovatiOn, programa de conexão com startups. Na primeira edição, 170 startups de quase todo país se inscreveram no programa. Oito delas foram escolhidas para realizar projetos piloto com a Unimed VTRP. Em janeiro desse ano, na segunda edição do InovatiOn, foram 163 inscritos e mais oito selecionadas.
De acordo com o presidente da cooperativa, em 2019 a equipe da Unimed VTRP visitou o Vale do Silício, de onde surgiu a inspiração para o Vibee. “O Vibee é nosso HUB de inovação que vem para fortalescer o ecossistema regional e apoiar soluções na área da saúde para a nossa comunidade. Estamos trabalhando para criar o futuro da VTRP e da nossa região.”
Segundo ele, serão trabalhados programas de aceleração e investimentos, beneficiando tanto empreendedores que estão na parte inicial da ideia até aquele que já tem o seu negócio montado, validado crescendo no mercado.
“A inovação nos fez inverter o tradicional ‘ver para crer’. Aqui na Cooperativa, consideramos ‘crer para ver’. É com este espírito que giramos a roda da inovação. Sabemos que este é um grande passo, e que trabalhamos para criar o futuro hoje.”
Nesta quarta-feira, 15, o Vibee abriu oficialmente as inscrições para seus dois primeiros programas de aceleração de startups, o Vibee Start e o Vibee Go. Empreendedores de todo o Brasil podem participar da seleção. As inscrições vão até o dia 16 de agosto no site www.vibeunimed.com.br .
Programa de Aceleração
De acordo com o gestor do Vibee, Rafael Zanatta, o Vibee Start busca startups que estejam no processo de ideação e equipe ainda em formação. Nestes casos, o Vibee Start auxilia no processo de desenvolvimento.
Já o Vibee Go busca startups que estejam no processo de validação já buscando a operação. Nesse caso as startups já tem produto ou serviço validado e clientes. Mesmo nestas situações, existe possibilidade de reiniciar o processo de criação da solução ou criar novas alternativas. Ambos os programas terão duração de 6 meses “O Vibee também prevê um portfólio de investimentos em empresas já consolidadas no setor de saúde, mas devido a Pandemia deixamos para mais tarde.”
Estamos construindo uma metodologia de aceleração. Essas startups serão trabalhadas com três pilares, inspiração, qualificação e networking.
Entrevista
Na manhã desta sexta-feira, dia 17, a Superintendente Executiva da Unimed VTRP, Rosilene Knebel, participou do programa A Hora Bom Dia, e esclareceu os processos da cooperativa para desenvolver o Vibee – Hub voltado para startups do setor da saúde. Confira a entrevista na íntegra: