A chegada de um novo ciclone no Sul do país deixa a região em alerta. Há uma preocupação com a provável elevação do nível do rio Taquari em virtude do grande volume de chuva previsto para o estado entre terça e quarta-feira.
Em Lajeado, conforme o coordenador da Defesa Civil, Heitor Hoppe, deve chover em torno de 60 milímetros na terça. Contudo, o volume previsto para a cabeceira do rio Antas, que abastece o rio Taquari maior, entre 70 e 90 milímetros.
“Existe um alerta para amanhã. O rio aqui ainda está numa situação de normalidade. A tendência é subir durante o dia, mas hoje não há uma situação de risco. A preocupação maior é para amanhã. Mas estaremos monitorando de hora em hora e informando a população caso haja algum risco de inundação”, afirma Hoppe.
Entre às 10h de domingo e 10h desta segunda-feira, o nível do rio subiu pouco mais de 50 centímetros em Lajeado, chegando a 13,08, tapando a rampa da área conhecida como Porto dos Bruder.”Para termos de remover famílias, o nível do rio tem que chegar a 19,8 metros”, alerta o coordenador da Defesa Civil.
LEIA TAMBÉM: MetSul alerta para novo ciclone que trará mais chuva ao Vale