As escolas da região estão com aulas virtualizadas desde o mês de março. Durante entrevista ao programa Frente e Verso, da Rádio A Hora 102.9, o Promotor de Justiça, Sérgio Diefenbach, explicou que o Ministério Público (MP) atua junto a pais e escolas de ensino privado para negociação de redução de mensalidades.
O promotor antecipa que o movimento de descontos está sendo comum em todo o estado. Conforme Diefenbach, em Lajeado, a maioria das escolas definiu uma porcentagem de desconto, porém não há uma lei que estipule a quantia. “Buscamos o consenso entre as partes, pois o momento é de todos perderem um pouco”, explica.
Segundo o promotor, o Colégio Sinodal Gustavo Adolfo ainda apresenta uma dificuldade com a negociação entre pais e direção. Por conta disso, está marcada uma audiência para segunda-feira entre as partes para avaliar os casos pontuais e estabelecer um consenso, avalia Diefenbach.
Ensino público
Para Diefenbach, o momento de pandemia potencializa a disparidade entre o ensino público e privado. “Com as escolas fechadas desde março nós perdemos muito com o acompanhamento dos estudantes”, explica.
Por este motivo, o promotor enaltece a necessidade da inauguração da nova escola de educação infantil no bairro Santo Antônio e do posto de saúde situado ao lado dos condomínios Novo Tempo I e II. Além da reabertura do posto de saúde do bairro Conservas. “São medidas de assistência a comunidade”, explica.