O senador pelo Rio Grande do Sul, Paulo Paim (PT), concedeu entrevista ao programa Frente e Verso desta quinta-feira (28), para falar da atual conjuntura política, combate a covid-19 e adiamento das eleições.
Sobre as políticas públicas apresentadas no combate à pandemia, o senador diz que apesar de sempre ser um crítico, independente do governo, nunca viu o Congresso trabalhar tanto como neste momento, aprovando mais de 20 projetos nos últimos meses.
Para o senador, o projeto de auxílio aos Estados e municípios, sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro ontem, é de extrema importância para o combate a crise gerada pela pandemia. Lajeado, por exemplo, receberá quase R$ 11 milhões.
Paulo Paim estima que o desemprego pós pandemia pode chegar a 25 milhões de brasileiros. Para minimizar os efeitos disso, o senador conta que apresentou projeto pedindo que o seguro desemprego seja prorrogado até final de 2020 para quem já está utilizando o mesmo, acrescendo mais 3 meses em todas as novas solicitações do seguro. Outro pedido do senador é a prorrogação do auxílio emergencial de R$ 600,00 também até o final do ano.
Paulo Paim salienta a importância de projetos que auxiliem os micros e pequenos empresários, que segundo ele são responsáveis por 65% dos empregos no país.
Quanto ao adiamento das eleições deste ano, o senador acredita que não há mais possibilidade de o pleito ser realizado em outubro. Para ele, a melhor opção seria para o fim de novembro ou dezembro, não sendo descartada a possibilidade das eleições ficaram para 2021.
Confira a entrevista na íntegra: