Em Encantado, o que muitos duvidavam começa a virar realidade. A construção da
estátua de Cristo, no Morro das Antenas, já supera 30 metros de altura. Trata-se do mais alto monumento de Jesus em todo o país. Inclusive, já tem data prevista para a inauguração: 19 de dezembro. E tem algo a invulgar nesta empreitada projetada para alcançar 43 metros: será feito integralmente por dinheiro privado, arrecadado por doações de pessoas físicas ou jurídicas. O valor previsto para aplicar na obra é de R$ 1,6 milhão, sendo que até aqui, o arrecadado beira R$ 400 mil.
Em Santa Clara do Sul, voltou ao debate a construção de uma santa no morro dos Marder, próximo ao centro da cidade. O desejo de construir uma estátua de Santa Clara no referido local é antigo. O primeiro projeto surgiu por volta de 2011. Na época, foi desapropriada a área, sem dar andamento a obra em si.
Dessa vez, com o município orientado para a produção orgânica e ao estímulo de empreendimentos turísticos, o projeto deve sair do papel, inclusive foi assunto dessa semana no Conselho do Desenvolvimento. O prefeito Paulo Kohlrausch vai para Brasília no próximo dia 16 para buscar recursos do Ministério do Turismo e viabilizar a obra. Entre os detalhes, consta que para chegar ao monumento da Santa, haverá 650 degraus de escada, o que por si só, será grande atração.
Orgânicos para pets
Na esteira de estimular produção e consumo de orgânicos, Santa Clara do Sul terá uma fábrica de rações orgânicos para cães e gatos. O empreendimento já está em atividade e fez os primeiros testes de produção de biscoitos e rações feitos com matéria prima ecológica, oriunda de produtores locais que plantam legumes, verduras e frutas sem utilização de agrotóxicos. Para iniciar oficialmente a produção, a indústria aguarda apenas a documentação do Ministério da Agricultura para ser legalizada. Não restam dúvidas da demanda de mercado existente neste segmento. O empreendedor é de Porto Alegre, mas tem raízes no Vale do Taquari.
Exemplo de Estrela ao país
É compreensível a inquietação dos moradores estrelenses próximos ao empreendimento da Folhito. Ninguém se sente confortável com mau cheiro e a própria empresa diz e rediz que resolverá a situação. Sem entrar nestes pormenores, estamos diante de um dos mais significativos investimentos em biogás do país. Em síntese, a empresa industrializa resíduo que em outros épocas e lugares se perdia no ambiente, seja nos rios, nos matos ou lavouras.
Resolver a questão do cheiro é primordial, mas é necessário uma dose de cautela da sociedade e perceber o tamanho do benefício do empreendimento, sob pena de avançar para um senso comum que não nos conduz a lugar nenhum.
Aumento questionável. No mínimo
O parlamento lajeadense vota, nas próximas semanas, o aumento salarial de 4,2% para todo funcionalismo público. São dois projetos: uma para os servidores e outros para os agentes políticos, incluindo os próprios vereadores.
Sabe-se que se trata de prática anual costumeira, ainda assim, os legisladores poderiam ser sensíveis a situação econômica e excluir o próprio aumento da lista. Sempre é bom reiterar: ser vereador não é – ou não deveria ser – profissão. Mas, infelizmente os parlamentos foram se institucionalizando país afora e hoje estão aparelhados com estrutura e custo que muito mais alimentam os currais eleitorais do que propriamente a função que cabe ao Legislativo.
A propósito: em Estrela, os vereadores rejeitaram o projeto que previa o aumento aos agentes políticos.
Enquanto isso
Em Santa Clara do Sul, o vice-prefeito em exercício, Fabiano Immich negou o pedido dos servidores da secretaria de Obras, que pediam redução da jornada de trabalho de 44 para 40h semanais.
8 de Março
Domingo, 8 de março, é dia das Romis, das Martas e das Lauras. Mas segunda, terça, quarta … também é. Todo dia é Dia da Mulher. Parabéns a todas e que sigam, paripassu, ocupando o espaço que sempre foi de vocês.
Dois Planos
Enfim, Lajeado caminha para ter um crescimento ordenado. Dois Planos – o Diretor e o da Mobilidade Urbana – estão em vias avançadas de implementação. As duas políticas públicas são fundamentais para nortear o crescimento de uma cidade, ainda mais, quando esta se projeta para ser inteligente. Se aprovar ambos os planos ainda este ano, estaremos diante de um feito histórico.