As vendas na Era Digital

Negócios em Pauta

As vendas na Era Digital

Workshop aborda os desafios de manter a venda em loja física frente ao avanço do e-commerce

As vendas na Era Digital

A imersão tecnológica provoca mudanças nos hábitos dos consumidores. As operações em concorrência direta das lojas físicas com o efeito do e-commerce exigem novas estratégias para os lojistas e empreendedores. Para debater os riscos e as oportunidades desse mercado em expansão, o projeto Negócios em Pauta promove hoje o segundo workshop do ano.
Quatro palestrantes participam do painel no salão da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (ACIL). O evento começa às 19h. A inscrição é gratuita mediante inscrição e tem vagas limitadas.
O debate terá a mediação do diretor de Redação e Conteúdo do Grupo A Hora, Fernando Weiss.
O projeto Negócios em Pauta foi criado para incentivar práticas de gestão e empreendedorismo. A iniciativa conta com o apoio da Univates, Sebrae, CDL Lajeado, CIC/VT e Sincovat. O patrocínio é da Reinigend, Unimed, Poolseg e governo de Lajeado. A realização é do Grupo A Hora e da Acil.
 

Unir as experiências

Os palestrantes de hoje formaram a comitiva lajeadense que participou do evento mundial mais importante de varejo e tecnologia. Realizada entre os dias 13 e 15 de janeiro, em Nova Iorque, a NRF Big Show 2019 reuniu mais de 37 mil pessoas de 99 países, além de 700 expositores e 300 palestras com profissionais e gestores das principais empresas globais do setor.
“Se falava que o e-commerce terminaria com as lojas físicas. No entanto, vimos que a tendência é de valorizar as relações humanas, juntando o ambiente físico e o digital”, diz o presidente da CDL Lajeado, Heinz Rockenbach.
Para ele, há um campo vasto para se avançar. “Na China, 20% das vendas são pelo meio digital. Nos EUA, alcança 15%. Já o Brasil, aparece com 6%. Essa é uma amostragem das oportunidades que temos.”
Ainda assim, destaca: “a loja física nunca vai acabar”. Segundo Rockenbach, em Lajeado há adaptações em curso. “Quando a loja vai para as redes sociais e cria esse canal de ligação com os clientes, já está fazendo e-commerce.”
Principais tendências
• Experiência pessoal ganha espaço;
• Lojas se tornam hubs de serviços e produtos em um mesmo ambiente;
• Integração entre a venda física e o e-commerce;
• Avanço de tecnologias como inteligência artificial, robôs e máquinas de self checkout, ao mesmo tempo em que cresce a busca pela humanização das relações com colaboradores e clientes;
• Diversidade é a palavra das grandes companhias de varejo. A aposta são os nichos de mercado comportamentais.
 
Serviço
O que: Workshop Negócios em Pauta: O Futuro do Varejo – e-commerce x loja física
Local: Salão da Acil (rua Silva Jardin, 96), a partir das 19h
Entrada: gratuita mediante inscrição
Atitude social: sugere-se a doação de produtos de higiene


Debatedores:
Ricardo Diedrich
Presidente da Associação Gaúcha para
Desenvolvimento do Varejo (AGV)
Soraide Gräf
Diretora Executiva
da CDL Lajeado
Heinz Rockenbach
Presidente da CDL Lajeado
Lizete Kronbauer
Empresária
Mediação: Fernando Weiss
FILIPE FALEIRO – filipe@jornalahora.inf.br
 

Acompanhe
nossas
redes sociais