Fundado em 2002, o Blindados do Vale conquistou recentemente o título da V Copa Intermunicipal de Santana do Livramento. É através desse esporte que a reinserção dos deficientes físicos na sociedade torna-se realidade. Quem garante isso é a coordenadora da Associação dos Deficientes Físicos de Lajeado (Adefil), Reni Lawall, na função faz 30 anos.
“Existem altos índices de acidentes e amputações. Como emprestamos material de convalescência, oferecemos acompanhamento da assistente social e psicóloga, nos aproximamos das pessoas e as convidamos para participar das nossas atividades,” diz Reni.
A equipe é comandada pelo técnico Cristofer Negri e pelo auxiliar Ricardo Helfenstein. A coordenadora da Adefil destaca a importância do projeto ser contemplado via Ministério dos Esportes. “Mesmo com muitas dificuldades, o Blindados do Vale foi a única equipe que se manteve ativa desde a fundação. Por isso, precisamos agradecer aos patrocinadores e à comunidade em geral que sempre participa das nossas ações. Estamos dando uma segunda chance para que as pessoas possam acreditar em si mesma, que mesmo com deficiência, acreditar que é possível viver feliz.”
O surgimento de um atleta
O empresário Leandro Paludo, 46, teve parte da perna esquerda amputada após sofrer um grave acidente em 2008. Ele, que não tinha envolvimento com esportes, conheceu a equipe dos Blindados do Vale. “O basquete em cadeira de rodas melhorou a minha saúde, deixei de ser sedentário, passei a praticar um esporte que mudou inclusive minha disposição para o trabalho”, conta.
“Através do esporte, pude conhecer novos amigos e encontrei uma válvula de escape para me desligar do trabalho e dos problemas do dia a dia. Quando estou em quadra, não sou deficiente físico, sou um atleta”, finaliza o pivô da equipe desde 2012.
Farmácias São João renovam parceria
Com mais de 700 unidades na Região Sul, as Farmácias São João garantiram o apoio ao Blindados do Vale para 2019. Incentivadora do esporte, por meio de parcerias com clubes e entidades do estado, a rede de Farmácias São João aderiu ao projeto em 2017 e segue firme na parceria.
“Não temos palavras para agradecer o grande apoio que recebemos dos patrocinadores. E as Farmácias São João são um grande exemplo. Com certeza vestiremos esta camisa com dedicação para trazer muitos resultados aos patrocinadores,” lembra Reni.