Os atletas e professores da Apae retornaram nesse sábado da XXII Olimpíadas Especiais das Apaes – Edição Nacional 2018 realizada na Ulbra, em Canoas. Eles foram acompanhados pelos professores Magiela Dresch, Mariana Becker e Rogério Worm. No sábado, foram recepcionados por familiares e desfilarem no caminhão dos bombeiros.
Na ginástica artística, Gabriel Farias ficou em primeiro lugar no salto, e segundo lugar no solo. Gabriel dos Santos foi prata no salto em altura e Sander Moreira levou ouro no tênis de mesa, categoria down. Matheus Weiss, Sara Gabe e Wesley Rodrigues trouxeram medalhas de participação.
A coordenadora pedagógica, Tamara Dresch, destaca que é um orgulho para todos da Apae ver a cada Olimpíada novos atletas participando e representando Lajeado. “Foi a primeira vez na Nacional para muitos e já vieram com medalhas. Cada ano temos uma surpresa. Vamos com a expectativa de apenas participar, mas o retorno é sempre muito positivo e essa participação das famílias é muito importante na recepção, preparada com carinho”.
A coordenadora afirma que ter acompanhado todo o processo de superação e ver os atletas serem destaque em âmbito nacional, onde participam mais de mil pessoas com deficiência, demonstra o grande esforço deles e dos professores para essa conquista.
Para Magiela Dresch, educadora física, é uma grande emoção ver o esforço dos alunos. “Muito gratificante participar de mais essa Olimpíada. Eles sabiam o que tinham que fazer. Conseguir passar por todas as etapas e chegar em uma nacional não é fácil. Eram 23 delegações e eles conseguiram trazer medalhas de primeiro lugar”, conta orgulhosa.
A primeira vez na Olimpíada
A cozinheira Simone da Costa é mãe do aluno Wesley, 13, e admite ter sentido muita saudade do filho, que competiu na capoeira e ganhou medalha de participação. “Mas nada é maior do que ver ele feliz. Conheceu pessoas, ganhou medalha e adorou participar. Só tenho a agradecer à Apae. Ele está aprendendo e se dedicando muito. Quero que seja feliz e realize todos os sonhos. Por isso, agradeço à instituição por tudo o que tem feito pelo Wesley”, diz.
Olimpíada nacional
Ao todo 1.556 atletas participaram das provas no Complexo Esportivo da Ulbra de Canoas. Onze modalidades foram disputadas – atletismo, natação, tênis de mesa, ginástica rítmica, ginástica artística, capoeira, bocha, futsal, futebol society, handebol e basquete.
A promoção foi da Federação Nacional das Apaes (Apae Brasil), em parceria com a Federação das Apaes do Rio Grande do Sul (Feapaes-RS), a Apae Canoas e a Ulbra. Ao todo, 23 delegações participaram do evento, que busca promover a inclusão, o desenvolvimento e o lazer das pessoas com deficiência intelectual e múltipla.