54 horas de criatividade e empreendedorismo

startups

54 horas de criatividade e empreendedorismo

Salão de Eventos da Acil recebe 5ª edição do Startup Weekend Lajeado

54 horas de criatividade e empreendedorismo
Lajeado

Lajeado recebe entre os dias 30 de novembro e 2 de dezembro mais uma edição do Startup Weekend. Evento de incentivo ao empreendedorismo, o SW reunirá estudantes e empresários em três dias voltados para o desenvolvimento de negócios inovadores.

Desenvolvido em parceria com o A Hora, Sebrae, Acil, Aztech, Avalie, Bimachine, Motomecânica Locadora, Reginp, MEQ, Traçod, Barzotto e Inovates, o evento global foi criado em 2007 para incentivar o desenvolvimento de negócios inovadores. Ao todo, mais de 1,5 mil cidades do mundo realizam edições do evento, que já resultou na criação de oito mil startups.

Para a gerente regional do Sebrae, Liane Klein, as startups têm um papel significativo no desenvolvimento de negócios disruptivos. Segundo ela, é uma oportunidade para gerar novos negócios com visões diferentes e capazes de contribuir com o desenvolvimento da região.

Liane Klein, gerente  regional do Sebrae-RS

Liane Klein, gerente
regional do Sebrae-RS

“O Sebrae tem como missão o apoio ao empreendedorismo, e o Startup Week e uma ferramenta para o desenvolvimento de novas ideias”, afirma. Os participantes apresentam suas propostas e podem construir o modelo de negócio, desenvolver um protótipo e realizar uma apresentação para uma banca avaliadora.

O grande objetivo do Startup Weekend é apresentar ferramentas que possam acelerar a inovação, não apenas na criação de u novo negócio, mas também de produto, de processos, ou até mesmo de estilo de vida.

Os participantes contarão com o suporte de mentores durante as palestras e desafios promovidos. Nesta edição, estão confirmados os mentores Ana Paula Thesing, Cíntia Agostini, Eloni José Salvi, Fabrício Pretto, Guilherme Motta e Jéssica Monteavaro Garbin.

As inscrições são no endereço http://bit.ly/ingressoswlajeado, ao valor de R$ 120. Além da participação no evento, o ingresso dá direito a cinco refeições, camiseta, copo e premiações. Os participantes serão recebidos no dia 30, a partir das 18h30min, no salão de eventos da Acil.

Saiba mais

Realizado em mais de 150 países, o SW originou várias startups que viraram case de sucesso. Uma delas é a Easy Taxi, que saiu do Startup Weekend Rio de Janeiro 2011.
Em Lajeado, um dos exemplos é a Requisittus, que criou o avalie.se, sistema de avaliação para estabelecimentos comerciais e eventos, e também a Re-aloc, plataforma de gestão para espaços ociosos por meio do compartilhamento.

Ideias desenvolvidas são avaliadas e podem se tornar negócios

Ideias desenvolvidas são avaliadas e podem se tornar negócios

Entrevista

“Qualquer pessoa é bem-vinda”

Rodrigo Oliveira é integrante da Startup Requisittus e um dos organizadores do Startup Weekend Lajeado

Rodrigo Oliveira

O que é o Startup Weekend e o que os participantes podem esperar da edição 2018 do evento?

Rodrigo Oliveira – O Startup Weekend é uma rede global de líderes e empreendedores de alto impacto em uma missão para inspirar, educar e capacitar indivíduos, equipes e comunidades. Mais de 16 mil startups foram criadas nos eventos realizados em cerca de 150 países. Em outras palavras, o Startup Weekend é um evento de imersão, uma experiência única em que empreendedores e aspirantes a empreendedores podem descobrir se suas ideias de startups são viáveis.

Quem pode participar?

Oliveira – Qualquer pessoa é bem-vinda para expor a sua ideia de startup e receber feedback de outros participantes. Não é obrigatório ter uma ideia para participar, pois o participante pode compor uma das equipes que serão formadas após a apresentação e escolha das melhores ideias.

Como será a dinâmica do evento?

Oliveira – Todos os eventos do Startup Weekend seguem o mesmo modelo: os participantes que quiserem apresentar suas ideias terão um espaço de 1 minuto, a apresentação é feita para todo público do evento. Após são formadas as equipes em torno das melhores ideias (determinadas por votação, cada participante poderá votar em três ideias que foram apresentadas). Normalmente são formadas equipes de seis a oito participantes, buscando sempre ter os três perfis – negócios, design e desenvolvedor. A partir daí, são 54 horas de criação de modelos de negócios, programação, design e validação de mercado. O fim de semana termina com a apresentação dos projetos para uma banca de jurados, composta por empreendedores de sucesso em uma nova oportunidade para receber feedback.

No sábado pela manhã, são apresentados os mentores, eles auxiliarão as equipes na elaboração dos trabalhos durante todo fim de semana.

Quais os resultados dos Startup Weekends realizados até o momento em Lajeado?

Oliveira – O Startup Weekend Lajeado está na quinta edição, em média, tivemos 40 participantes em cada edição impactados diretamente. Das ideias apresentadas no evento e que foram para o mercado, podemos destacar a Requisittus, que criou o avalie.se. Um sistema de avaliação para estabelecimentos comerciais e eventos, Startup Graduada na Inovates e que atualmente é residente no Tecnovates. E também a Re-aloc – Plataforma de gestão para espaços ociosos, que visa o compartilhamento de locais como garagens residenciais, salas comerciais, depósitos, entre outros, que hoje está incubada na Inovates.

Foi também após o Startup Weekend que foi criada a comunidade Taquari Valley, em 2015 (https://www.facebook.com/taquarivalley/), resultado direto do evento, que vem promovendo ações para incentivar o empreendedorismo na região.

Acompanhe
nossas
redes sociais