“Oscar do Vale” consolida força e pujança de uma região seleta de empreendedores

Opinião

Adair Weiss

Adair Weiss

Diretor Executivo do Grupo A Hora

Coluna com visão empreendedora, de posicionamento e questionadora sobre as esferas públicas e privadas.

“Oscar do Vale” consolida força e pujança de uma região seleta de empreendedores

O evento empresarial TOP 100, realizado na terça-feira, no Clube Tiro e Caça, consolidou o que muitos de nós já sabíamos: um Vale pujante, empreendedor e arrojado. Quando falamos, nem sempre temos a dimensão de quem somos no Vale do Taquari. Todavia, quando reunimos nossas principais forças em um único espaço, é possível dar-se conta do tamanho e da diversidade econômica e social. Praticamente todos os líderes regionais estavam representados.
O evento reuniu em uma única noite um Vale vencedor. Impossível não sentir orgulho e entusiasmo a cada marca e líder que subia ao palco para ser homenageado. E não apenas o primeiro colocado, mas também o segundo e terceiro citados, sem falar nos demais que pontuaram em outras posições na pesquisa. E o que dizer das cinco personalidades. Cada uma legítima, merecedora.

O modelo Augusto Diehl e a rainha da Expovale Anna Júlia Ferreira, com o símbolo da premiação na abertura do evento

O modelo Augusto Diehl e a rainha da Expovale Anna Júlia Ferreira, com o símbolo da premiação na abertura do evento


Nosso arranjo produtivo local é exuberante. Precisamos organizá-lo e ordená-lo cada vez mais. Dotá-lo de tecnologia, inovação (leia-se Tecnovates) e coragem para agregar valor aos setores em que já somos fortes.
A área da alimentação, o cooperativismo, o potencial educacional e de saúde, os setores de comércio e prestação de serviços são trunfos de uma região sólida e cheia de oportunidades.
O prestígio do candidato a governador, Eduardo Leite, ao evento denota sensibilidade ao nosso potencial. As cooperativas, as entidades e o prefeito Marcelo Caumo foram assertivos ao aproveitar a vinda de Leite ao evento, para alinhar e aproximar relações. Durante uma hora, em evento fechado, expuseram intenções e gargalos. Caso eleito, Leite já saberá do que o Vale é capaz em contribuir para o desenvolvimento estadual.
[bloco 1]
E é nesse sentido que todos nós, empresários, diretores de entidades, gestores públicos e cidadãos do Vale, devemos nos aglutinar e organizar. Como já refleti na noite, “mentes brilhantes pensando juntas multiplicam resultados e consolidam propósitos capazes de desenvolver cidades, regiões, estados e um país”. O segredo é começar pelo nosso quintal. Estimular a integração tríplice: empresas, universidades e órgãos públicos. O Vale está fazendo. Vamos em frente, existe muito trabalho a fazer!

Para consolidar

Em novembro, a revista Valores documentará este Vale seleto durante a Expovale. Por meio de 150 páginas e dez mil exemplares, a revista mostrará à região, ao estado e país exemplos de empreendedorismo, educação, cultura e liderança.
Definitivamente, a Valores colocará o Vale do Taquari no mapa do Rio Grande do Sul e do Brasil como uma região promissora, onde a diversidade econômica e social é o grande trunfo para consolidar sua sustentabilidade.
Com marcas fortes e reconhecidas, podemos ousar crescer e expandir.


Quem somos

A viagem do repórter Rodrigo Martini pela Itália, Alemanha e Portugal é outro projeto do grupo A Hora para ajudar no fortalecimento da região. Busca uma compreensão maior sobre quem somos e para onde vamos.
Martini foi escalado para percorrer diferentes regiões de onde saíram nossos antepassados. Visita organizações públicas, educacionais e sociais, para depois cotejar com a nossa realidade.

Martini na Medical Valley, na Alemanha, com o executivo Tobias Zobel no local, clusters de empresas na área de biotecnologia

Martini na Medical Valley, na Alemanha, com o executivo Tobias Zobel no local, clusters de empresas na área de biotecnologia


É uma forma de ampliar nossa capacidade e compreensão das coisas.
A compilação destes dados e análises serão compartilhadas com todos os leitores do A Hora no anuário TUDO. Nele, a viagem europeia nos levará de volta às origens e mostrará alguns caminhos e insights para evoluirmos por aqui.
Como já externei na noite do evento TOP 100: uma região forte precisa de veículos de comunicação fortes, para darem luz e credibilidade aos feitos de sua gente. O Vale tem vários. E o A Hora se esforça para ser um deles.
Nunca é demais reafirmar o propósito da transformação. Nele não pode haver egos, nem vaidades que se sobressaiam ao espírito coletivo de fazer a região se desenvolver, plenamente.


O perigo não está em Bolsonaro

A uma semana das eleições, Jair Bolsonaro (PSL) já sabe que será o próximo presidente da República. Como já externei anteriormente, não tenho medo de Bolsonaro, nem que esse coloque em risco a democracia. Mas tenho ressalvas com a selvageria e extremismos de alguns “doidos bolsonistas”. Isso é assustador. Me lembra o fanatismo petista, no qual se podia argumentar qualquer fato que não adiantava. Todos nós, homens, mulheres, jovens e crianças, precisamos contribuir para evitar uma nova “onda doentia e extremista” como aquela que os fanáticos petistas tentaram nos enfiar goela abaixo. Não basta trocar “seis por meia dúzia”.
O Brasil precisa de equilíbrio e união, não de “nós contra eles”, como Lula profanou durante tantos anos. A divisão míope e equivocada entre raças, credos e gêneros nos deixará atrasados. Eis a reflexão e contribuição de cada um, a partir da vitória de Bolsonaro, aparentemente, consolidada.


Volta ao júri popular

O deputado estadual Enio Bacci (PDT) reforça seu escritório de advocacia em Lajeado e organiza base em Porto Alegre e Brasília. Após não conseguir a reeleição à Assembleia Legislativa, Bacci retoma a atividade na área criminal e pretende atuar, principalmente, em júri popular, sua especialidade que o tornou notório para lançá-lo na política, há quase 30 anos.
A região perde um deputado atuante no ofício parlamentar, embora muitos entendam que caminhar nas ruas da região é algo mais importante.


PDT rachado no RS

Diferente do candidato Jairo Jorge (PDT), que abriu apoio ao candidato Sartori, o PDT do RS decidiu pela neutralidade. O confronto de Jairo pode provocar um racha generalizado no PDT, onde a maioria é contrária ao apoio. Em nota, o PDT afirma que Sartori lidera um projeto que “pode ser resumido pelo fechamento de escolas, sucateamento da educação pública, perseguição aos servidores e precarização dos serviços básicos”. Aqui no Vale, Bacci apoia Leite, também contrariando a decisão da sigla em âmbito de estado.


Movimento tríplice hélice

Univates (Tecnovates), Prefeitura de Lajeado e Acil lideram na próxima semana uma comitiva de empresários ao “Vale do Silício da América Latina”, na ilha de Florianópolis. A visita à Fundação Certi será para conhecer os movimentos e estratégias catarinenses para se tornar um celeiro tecnológico e de profissionalização humana.
O Vale quer participar do ciclo tecnológico e de inovação. Para isso, é vital reforçar o movimento das forças vivas para consolidá-lo.
Em novembro do ano passado, comitiva com o mesmo propósito esteve em Pernambuco, no Porto Digital. Em ambas as comitivas, cada um dos empresários é voluntário e paga as próprias despesas. É um movimento coletivo do cidadão em prol da cidade e região que deseja. Estou otimista quanto ao Vale!
Bom fim de semana a todos!

Acompanhe
nossas
redes sociais