Música gaúcha

Opinião

Ricardo Petter

Ricardo Petter

Músico e professor

Música gaúcha

Por

Oi, gente! Hoje vamos comentar sobre alguns aspectos da história cultural da música gaúcha. Para isso, precisamos considerar um conceito importante: gênero musical. Gêneros musicais são categorias, divisões, agrupamentos de tipos de música, lugares, épocas, idades, estilos e subgêneros. Não se restringem a um estilo ou ritmo.
Pelo contrário, buscam abraçar a diversidade da criação e expressão musical. Então, quando nos referimos à música gaúcha, estaremos falando de toda música produzida no Rio Grande do Sul, considerando, também os compositores gaúchos.
No início do século XX, o nosso estado já tinha uma tradição musical de mais de cem anos. Foi durante o século dos 1800, com o processo de ocupação e colonização, que aconteceu, também, a gênese da cultura gaúcha. Pode-se dizer que, no começo dos 1900, o RS era um caldeirão de ritmos, gêneros e estilos musicais, que vieram na bagagem de imigrantes açorianos, portugueses, espanhóis, africanos, alemães, italianos, poloneses, turcos, entre outros Entretanto, muitos dos ritmos foram mesclados, adaptados, abrasileirados e agauchados.
Assim, a partir da década de 1920, viveu-se uma efervescência cultural nas principais cidades gaúchas, em conservatórios, cafés, teatros. E novos gêneros começaram a se apresentar, como samba, choro e jazz. Nas décadas de 1930, 40 e 50, vivemos a “Época de ouro do rádio”, e assistimos ao nascimento do tradicionalismo gaúcho: lenço e bombacha, gaita e violão. A primeira interpretação registrada de um artista “pilchado” foi em 1941: Pedro Raimundo, cantando e tocando a música Adeus Mariana, vai abrir caminho para a música tradicionalista. Não demorou muito e o rádio lançou nomes que se consagraram na música regional do estado, como José Mendes, Gildo de Freitas e Teixeirinha.
Nos anos de 1960 e 70, destacamos o nascimento do movimento nativista, contrapondo o tradicionalismo em alguns aspectos, principalmente no que diz respeito à temática, ao andamento e à estrutura harmônica das composições. Nesse período, quando se instalou a ditadura militar no Brasil, chegou aos pagos, principalmente aos ouvidos dos jovens, um gênero musical que estava mexendo com convenções sociais no mundo inteiro.
Estamos falando do rock and roll. Na década de 1970, nasceram as primeiras bandas de rock gaúcho. E a velocidade, o volume e as novidades explodiram nas décadas de 1980 e 90: abertura política, nova democracia, globalização, era digital, o rock, o pop… Surgiram novos estilos, novas misturas, num novo momento na história da música gaúcha.
Finalmente chegamos ao século XXI, quando a música gaúcha encontrou um novo contexto, com novas mídias e uma tecnologia que agora é digital. Importante salientar que a música gaúcha caminha com um antigo desafio: conviver com a diversidade cultural do nosso estado, considerando todos os valores, e cultivando o respeito pelo que é tradicional e por aquilo que é novo e atual.

Acompanhe
nossas
redes sociais