Fomos recebidos na IDEO pelo fundador da empresa, Tom Kelley. Criada em 1991, empresa usa a metodologia de pensamento de design para projetar produtos, serviços, ambientes e experiências digitais. A IDEO emprega mais de 700 pessoas.
Em outra visita, estivemos na Berkeley. É uma universidade pública vencedora de 66 prêmios Nobel. Fundada em 1868, tem 150 anos de história. No campus, vimo um robozinho fazendo uma entrega de comida delivery.
Assistimos palestra com Henrique Dubugras, empreendedor de tecnologia de 22 anos, co-fundador e CEO da Brex, a primeira empresa de cartão de crédito corporativo para startups. Ele fundou e escalou sua primeira empresa, a Pagar.me, um processador brasileiro de pagamentos, e vendeu em 2016 antes de se mudar para os EUA, onde fundou a Brex em 2017.
Henrique passou seus primeiros meses no Vale do Silício navegando pelo ecossistema com as figuras mais proeminentes em tecnologia – alguns dos quais são investidores da Brex hoje. Em menos de um ano ele arrecadou US$ 57 milhões em duas rodadas de investimentos.
Esse estudante tem 40 investidores. Aqui os bancos são lentos e eles muito rápidos. Essa é a principal vantagem competitiva. Aqui tem muita competição, muita ideia e muito dinheiro. Um engenheiro de TI de 26 anos ganha 200 mil dólares por ano e tem Stock Options.
Participamos ainda de palestra sobre o Netflix. Fundada em 1997, a empresa surgiu como um serviço de locação de filmes, evoluindo ao longo dos anos para assinaturas mensais com recomendações para seus assinantes.