Diário do Vale do Silício

Por Fernando Rösing

Diário do Vale do Silício

O lajeadense Fernando Rösing integra a comitiva nacional do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), que estuda a cultura e a governança de empresas dos Estados Unidos. De hoje até a próxima sexta-feira, o empresário escreve ao A Hora, direto da Califórnia

Diário do Vale do Silício
Mundo

O Mindset das empresas é onde tudo começa. Todas as empresas do Vale do Silício seguem a mesma forma de pensar e atuar. Destacam-se a prática constante da colaboração, a noção de que errar faz parte do aprendizado. O foco está na inovação.

No Google, o cuidado com as pessoas é algo incrível, mas nada de engessar ou formalizar os processos, seja no tempo da jornada, ou no local de trabalho. As entregas são por projetos. Pay Pal saiu, assim como o Google, depois de ser incubado e desenvolvido, da Plug and Play.

Na Plug and Play, empresas concorrentes podem desenvolver projetos simultaneamente, se estimula isso porque se entende que a competição acirrada acelera a busca por resultados superiores. Na Pay Pal a segurança nas transações de pagamento é o principal item observado. Não há controle de ponto ou coisa do gênero, mas se controlam as entregas dos projetos.

Na Tesla, temos a realidade do carro elétrico. Estão fabricando dois mil carros por dia. Carros e ônibus 100% elétricos circulam constantemente pela região. Ônibus e carros híbridos também são comuns. Existem vários locais para abastecer os carros elétricos em casas, hotéis e estacionamentos.

Na SAP, vimos as mudanças que teremos nas relações com o trabalho. São previsões fortes de novas oportunidades para quem se reinventar em competências como compartilhamento, por projeto e flexibilidade. Por outro lado, problemas para quem não buscar conhecimento.

A Singularity University atua dentro de uma área alugada da NASA. Tivemos vários insights sobre nanotecnologia, inteligência artificial e realidade virtual.

Acompanhe
nossas
redes sociais