Estudantes de Engenharia Elétrica da Universidade do Vale do Rio do Sinos (Unisinos) e da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) visitaram a Certel, em Teutônia, e a Central Geradora Hidrelétrica (CGH) Boa Vista, em Linha Geraldo, Estrela.
Na sede da cooperativa, conheceram o histórico da Certel: modernização do sistema elétrico e a forma diferenciada de atendimento ao quadro social. Também visitaram a usina fotovoltaica e se inteiraram sobre o Projeto Luz da Natureza, o qual estimulará a geração solar entre os associados. Na oportunidade, ainda estiveram no Centro de Operações do Sistema Elétrico, que gerencia a geração e distribuição de energia elétrica.
Na CGH Boa Vista, os alunos conciliaram aprendizados teóricos com a prática de uma hidrelétrica. O Arroio Boa Vista, gera – com a Hidrelétrica Salto Forqueta, no Rio Forqueta – parte da energia distribuída pela Certel aos mais de 65 mil associados distribuídos em 48 municípios.
Conforme o professor da Unisinos Eduardo Martins, a cooperativa surpreendeu. “Observamos na Certel uma preocupação muito grande em manter os indicadores de qualidade, principalmente para uma região como esta, com boa produção rural e industrial, que necessita de energia com qualidade para se desenvolver”, avalia.
Assim como ele, o docente da UFSM, Geomar Machado Martins, salientou a importância da visita. “Nos chamou atenção o Centro de Operação do Sistema Elétrico, tanto a geração como a gestão do controle de cargas, que é moderno, com tecnologias atuais utilizadas em grandes empresas do setor. A cooperativa está trazendo a modernidade para seu associado e para toda região, e isso possibilita uma qualidade que é necessária no fornecimento”, mensurou Martins.