Futuros engenheiros conhecem a Certel

Teutônia - Empresas & Negócios

Futuros engenheiros conhecem a Certel

Estudantes de Engenharia Elétrica da Universidade do Vale do Rio do Sinos (Unisinos) e da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) visitaram a Certel, em Teutônia, e a Central Geradora Hidrelétrica (CGH) Boa Vista, em Linha Geraldo, Estrela. Na sede…

Futuros engenheiros conhecem a Certel
Teutônia

Estudantes de Engenharia Elétrica da Universidade do Vale do Rio do Sinos (Unisinos) e da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) visitaram a Certel, em Teutônia, e a Central Geradora Hidrelétrica (CGH) Boa Vista, em Linha Geraldo, Estrela.

Na sede da cooperativa, conheceram o histórico da Certel: modernização do sistema elétrico e a forma diferenciada de atendimento ao quadro social. Também visitaram a usina fotovoltaica e se inteiraram sobre o Projeto Luz da Natureza, o qual estimulará a geração solar entre os associados. Na oportunidade, ainda estiveram no Centro de Operações do Sistema Elétrico, que gerencia a geração e distribuição de energia elétrica.

Na CGH Boa Vista, os alunos conciliaram aprendizados teóricos com a prática de uma hidrelétrica. O Arroio Boa Vista, gera – com a Hidrelétrica Salto Forqueta, no Rio Forqueta – parte da energia distribuída pela Certel aos mais de 65 mil associados distribuídos em 48 municípios.

Conforme o professor da Unisinos Eduardo Martins, a cooperativa surpreendeu. “Observamos na Certel uma preocupação muito grande em manter os indicadores de qualidade, principalmente para uma região como esta, com boa produção rural e industrial, que necessita de energia com qualidade para se desenvolver”, avalia.

Acadêmicos da Unisinos na casa de força da Hidrelétrica Boa Vista

Acadêmicos da Unisinos na casa de força da Hidrelétrica Boa Vista

Assim como ele, o docente da UFSM, Geomar Machado Martins, salientou a importância da visita. “Nos chamou atenção o Centro de Operação do Sistema Elétrico, tanto a geração como a gestão do controle de cargas, que é moderno, com tecnologias atuais utilizadas em grandes empresas do setor. A cooperativa está trazendo a modernidade para seu associado e para toda região, e isso possibilita uma qualidade que é necessária no fornecimento”, mensurou Martins.

Acompanhe
nossas
redes sociais