Desvendar os motivos que tornam as marcas fundamentais na vida das empresas e no cotidiano dos consumidores é a proposta do curso de imersão em branding que ocorre em Lajeado no próximo mês. A formação será conduzida por Jaime e Cecília Troiano, da TroianoBranding, referência nacional no setor.
O objetivo é mostrar como a administração da marca, na sua forma plena e profissional deixou de ser um compromisso passageiro e se transformou em um instrumento de gestão nas empresas e um desafio para as organizações.
A qualificação ocorre nos dias 13, 14 e 15 de setembro. O curso é uma realização da Morama Marcas Inteligentes e Lab8284, com patrocínio da Gota Limpa e apoio do Grupo A Hora.
Como a sua trajetória se mistura com a gestão de marcas?
Jaime Troiano – Minha história pode ser traduzida de uma forma muito simples. Sou engenheiro químico, sociólogo, com mestrado em Sociologia da Religião e, ao mesmo tempo, profissional de branding. São três coisas aparentemente diferentes, mas no fundo elas escondem uma mesma preocupação que é entender o que está por baixo das superfícies das coisas. O engenheiro químico vive fazendo isso com seus processos, porque você não enxerga propriamente os elementos, e sim o resultado. Em sociologia é muito parecido, pois você tem o resultado do comportamento das pessoas diante de uma visão religiosa. Branding é o que faz com que pessoas se conectem com determinadas marcas a partir de sentimentos internos. Por mais que pareça meio errática, ela segue a linha de tentar compreender as coisas que estão menos visíveis. Para entender de marca, isso é fundamental.
Qual a importância do branding para a estratégia das empresas?
Troiano – O mercado, não apenas o brasileiro, mas o capitalista do mundo todo, se movimentou após a Segunda Guerra Mundial de tal forma que deixamos de falar da natureza dos produtos do ponto de vista técnico e passamos a falar do que aquele produto ou suas marcas representam na vida das pessoas. Você não vê a divulgação do que o produto é, mas sim do que aquela marca representa, num processo de escolha do consumidor ou de uma pessoa. A importância fundamental da gestão de marca é fazer com que as empresas saibam gerenciar o ativo mais poderoso que existe no mundo para a geração de negócios, que é o quanto o que eu faço é importante para a vida de uma pessoa. É gerenciar o quanto do que eu faço pode ajudar a resolver não apenas problemas práticos imediatos pelo valor de uso, mas acima de tudo de como dar um sentido para as escolhas que ela faz na vida.
Como despertar o empresário para essa realidade?
Troiano – Essa é uma consciência que cresce nos últimos 20 ou 30 anos, embora as multinacionais já façam isso a mais tempo. Quando as empresas observam o que elas conseguem e o seu concorrente conseguem, começam a observar para ver o que ele faz melhor. Não é só preço, não é uma característica física, uma diferenciação competitiva. Se eu tenho um produto muito diferente hoje, em seis meses alguém copia, seja um chinês ou fabricante local. A decisão final de compra hoje está muito mais relacionada ao que a marca representa para determinado consumidor do que propriamente a natureza do produto que estou comprando. Até porque os produtos estão cada vez mais parecidos do ponto de vista físico e técnico.
Em setembro, o senhor ministra um curso intensivo sobre o tema em Lajeado. Qual a proposta da metodologia?
Troiano – Faz 12 anos que trabalho com essa metodologia. O curso vem sendo atualizado e ajustado conforme essa experiência. Nós temos a obrigação de dividir com o mercado experiências que deram certo para que possam servir de referência e inspiração para outras empresas. Vamos mostrar o branding na prática, ou seja, como empresas operam com sucesso a gestão das suas marcas podem inspirar outras empresas ou profissionais a usar esses recursos e fazerem da sua marca uma verdadeira ferramenta de negócios. Serão três dias de casos práticos e conceitos teóricos que juntos criam o sentido de operacionalidade. Os bons cursos são aqueles que na segunda-feira seguinte sabemos o que fazer na empresa.
Instrutores
Presidente e fundador da TroianoBranding, Jaime Troiano é engenheiro químico (FEI) e sociólogo (USP). Foi VP de Planejamento e consumer insights para agências como Young & Rubican, MPM-Lintas e BBDO, com atuação em toda a América Latina.
É autor dos livros As Marcas no Divã: uma Análise de Consumidores e Criação de Valor (Editora Globo) e Brandintelligence, Construindo Marcas que Fortalecem Empresas e Alimentam a Economia.
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Sócia-diretora da TroianoBranding, Cecília Troiano é psicóloga (PUC-SP) e iniciou a carreira como consumer insigths de agências como Young & Rubicam e Salles. Também trabalhou nos institutos de pesquisa Research International e Com Senso.
É autora dos livros Vida de Equilibrista – Dores e Delicías da Mãe que Trabalha (Cultrix), Aprendiz de Equilibrista – Como Ensinar os Filhos a Conciliar Família e Trabalho (Cultrix) e Garotas Equilibristas, o Projeto de Felicidade das Mulheres que Estão Chegando ao Mercado de Trabalho (Pólen).