Realizada no Salão de Eventos da Acil, a 16ª edição do Workshop Negócios em Pauta reuniu cerca de 150 pessoas ontem à noite. Com o tema “Neurobranding – venda para o inconsciente das pessoas”, o evento teve como palestrante principal o especialista em Estratégia de Marca e Estratégia de Negócio, André Cruz
Formado em Publicidade e Propaganda pela Fundação Armando Alvares Penteado, com especialização em Cinema, Cruz tem MBA em Gestão Empresarial pela Strong – FVG e é pós-graduado em Neurociência Cognitiva Aplicada ao consumo pela Inova Business School.
Master em coolhunting pela Inova Consulting, é fundador da AC Design, empresa focada em desenvolvimento de produtos vencedora de prêmios nacionais e internacionais. Foi professor do Instituto Europeu de Design, responsável pela cadeira de Mobiliário e Processo Criativo, e fundou a ACDI, empresa focada em estratégia de marca, e posteriormente a ACDI Neurobranding.
O palestrante destacou a importância de compreender o pensamento humano para estabelecer conexões emocionais entre as empresas e os consumidores. Segundo ele, entender os gatilhos neurológicos que provocam reações nas pessoas é um dos fatores que contribui para a melhora do desempenho das marcas.
Aponta o uso de sons, cheiros e imagens que desencadeiam conexões emocionais nos consumidores e que podem ser associados às marcas. Segundo ele, para que a metodologia seja efetiva, as empresas precisam retomar questões básicas.
“Não adianta fazer tudo isso se a marca não entrega o que ela diz que faz”, ressalta. Segundo ele, sem saber o que são, o que fazem e com quem querem falar, as empresas não conseguem obter resultados. Por isso, alega, é preciso trabalhar primeiro as questões internas das organizações, para depois aplicar os conceitos no público externo.
A reportagem completa do evento será publicada na edição do dia 28 de julho do A Hora, no caderno Negócios em Pauta.
Thiago Maurique: thiagomaurique@jornalahora.inf.br