“Precisamos retomar a exportação”

Negócios

“Precisamos retomar a exportação”

Ter equilíbrio entre a demanda e a oferta, abrir novos mercados, reduzir custos e garantir margens justas de lucro estão entre os desafios da suinocultura. Os temas serão debatidos no 44º Dia do Estadual do Porco, dia 10 de agosto, em Rodeio Bonito

“Precisamos retomar a exportação”
Valdecir Folador (Foto: Arquivo A Hora)

Itinerante, o Dia Estadual do Porco ocorre a cada ano em um município do RS. Reúne suinocultores independentes e integrados, representantes de cooperativas e agroindústrias, técnicos, veterinários, autoridades ligadas ao setor, estudantes e outros profissionais.

Este ano será em Rodeio Bonito, munícipio com maior número de abates (227 mil animais em 2017), no dia 10 de agosto. Conforme o presidente da Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (Acsurs), Valdecir Folador, um dos principais desafios do setor é a retomada da exportação para mercado exterior, principalmente a Rússia. “Tirar parte da produção do mercado interno é estratégico para voltar a ter renda e estabilidade. A produção acima da demanda tira competitividade”, comenta.

O aumento dos custos de insumos como milho e farelo de soja preocupa. A saca de milho está cotada acima de R$ 40. “Infelizmente não se consegue repassar isso ao preço final do produto”, lamenta.

[bloco 1]

Para Folador, é essencial repensar e reorganizar o crescimento, dentro daquilo que o mercado tem condições de absorver. Embora exista um trabalho para estimular o consumo e abrir novos mercados, principalmente no exterior, reforça a importância de crescer com responsabilidade e segurança.

“Para entrar em um novo país, precisamos tirar um outro fornecedor. Buscar o equilíbrio entre demanda e produção é essencial. Tão importante quanto produzir e crescer, é ter uma margem de lucro”, explica.

A programação terá uma palestra com o presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Francisco Turra. No RS, a suinocultura está presente em 320 municípios e representou, no ano passado, 30% das exportações brasileiras. O RS é o segundo maior produtor e exportador de carne suína do Brasil. Fica atrás apenas de Santa Catarina.

Fique atento

* O quê – 44º Dia Estadual do Porco
* Quando – 10 de agosto
* Local – Ginásio Municipal Antônio Trento – Rodeio Bonito
* Início – 7h30min
* Informações – eventos@acsurs.com.br ou (51) 3712-1014

Acompanhe
nossas
redes sociais