Um lance aos 36 minutos do segundo tempo sobressaltou os mais de 45 mil gremistas que foram à Arena ver a vitória por 1 a 0 sobre o Cruzeiro, no primeiro jogo da semifinal da Copa do Brasil.
Pedro Geromel disputou a bola com o atacante Raniel na linha de fundo e já caiu no gramado com a mão no músculo adutor da coxa direita. Ele precisou ser substituído por Bressan e deixou uma incerteza sobre a equipe gremista.
O quadro na comissão técnica e até no próprio grupo de jogadores, contudo, é pessimista. Em entrevista coletiva, Renato Gaúcho admitiu que a situação do zagueiro não é boa.
“É uma perda. É um zagueiro a nível de seleção brasileira, mas temos jogadores no grupo que têm que estar preparados. O que jogador tem que dar conta do recado do jeito que o Geromel vinha jogando. É músculo, provavelmente grau dois, talvez três. Pelo que entendo, no mínimo, três semanas”, lamentou.
Criticado pela torcida, Bressan foi o escolhido por Renato para atuar nos minutos finais do jogo. Assim, ele sai na frente na briga por uma vaga no time. Rafael Thyere ainda se recupera de lesão no tornozelo. Bruno Rodrigo corre por fora.
Sinônimo de segurança para o grupo, Geromel conta com 32 jogos na temporada, entre Libertadores, Brasileirão, Copa do Brasil e Gauchão. Foram 21 gols sofridos com o defensor, o que gera média de 0,65 gol por jogo. Nos 19 jogos sem o atleta, o Tricolor foi vazado 22 vezes, o que faz a média saltar para 1,15 por partida.
Douglas volta em setembro
Longe dos gramados desde fevereiro, quando rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo, Douglas já conseguiu matar a saudade da bola, voltou a treinar com o grupo na semana passada. Agora, intensificará os trabalhos físicos para voltar a ser relacionado por Renato, o que deve ocorrer em setembro.
Inscrito na Libertadores, o meia poderá reforçar o Grêmio nos jogos das quartas de final com o Botafogo, em 13 de setembro, no Engenhão, e dia 20, na Arena. Caso o time de Renato se classifique à final da Copa do Brasil, Douglas também deve ficar à disposição para os jogos decisivos, em 7 de setembro e 12 de outubro.
A comissão técnica do Grêmio agora submete o jogador a uma espécie de pré-temporada. A tendência é de que esta etapa ainda dure mais 15 dias. Depois, o meia ainda será testado em coletivos mais intensos antes de voltar a ser relacionado por Renato. Segundo o médico Paulo Rabaldo, a recuperação do joelho, que será concluída em sete meses, foi total.
Caetano Pretto: caetano@jornalahora.inf.br