Além das atividades com os atletas profissionais, a Associação Lajeado de Futsal (Alaf) promove diversas ações sociais no município.
Ontem, a entidade entregou kit de material esportivo (camisa, bermuda e meião) para 40 crianças que pertencem ao Lar da Menina.
O trabalho iniciou em fevereiro após uma conversa com integrantes do Rotary Lajeado e Slan. Desde então, o professor Diego Vieira Cardoso dá aulas para 90 crianças com até 15 anos. “É um trabalho lúdico que faço com elas, a intenção é fazer com que se movimentem e façam um exercício físico.”
Presidente do Rotary Club Lajeado, André Kronbauer comenta que o trabalho com as meninas será de médio a longo prazo. “Já vemos um primeiro resultado que é a alegria das crianças em praticar futsal, mas sabemos que podemos mais.”
“Agradeço à Alaf e ao Rotary pela parceria. Estamos sendo privilegiadas por termos esse projeto instalado aqui no Lar da Menina, só tenho a agradecer a todos por isso”, destacou a professora Virgínia Rempel.
“Podíamos ter alcançado muito mais”
No início do ano, a Alaf e o Rotary Club Lajeado lançaram uma campanha virtual para arrecadar recursos e comprar os materiais esportivos. Os valores variavam e o lance mínimo era de R$ 10. “Infelizmente não tivemos muito êxito e o valor arrecadado não paga um uniforme. Podíamos ter alcançado muito mais,” lamenta o presidente da Alaf, Alexandre Heisler.
[bloco 1]
Contudo, enfatiza que o primeiro objetivo foi alcançado – atender e ajudar no desenvolvimento das crianças. “Estamos trabalhando, e queremos ajudar todos, é um trabalho lento e, se Deus quiser, todas as 90 crianças terão uniformes.”
Projetos sociais
Além do Lar da Menina, a Alaf atende dois núcleos sociais, cada um com 50 crianças. Os treinamentos ocorrem nas segundas, terças e quintas-feiras, das 13h30min às 17h30min, nos bairros Olarias (ginásio da comunidade São José Operário) e Morro 25 (ginásio de esportes).