Setenta e três equipes. Mais de mil atletas, cerca de 280 jogos em cinco dias. Esses são alguns números que comprovam a grandeza do Festival Internacional de Voleibol Cidade de Estrela. Considerado o maior torneio de base feminina, a 11a edição do festival inicia hoje e se estende até domingo. O evento organizado pelo Colégio Martin Luther bate recorde de participantes.
Para alimentação, o restaurante/refeitório oficial do evento será no Salão Social da Soges. Já os alojamentos serão no Colégio Martin Luther e demais hotéis da região.
Um diferencial da edição será uma linha de ônibus exclusiva, que circulará entre os locais de jogos, alojamento e alimentação em horários específicos para auxiliar na logística das equipes.
Também haverá venda de material esportivo pela Loja Show dos Esportes nos ginásios, Espaço Cultural com atividades para as atletas e presença de técnicos da seleção brasileira.
O evento tem o apoio do Governo de Estrela, Univates, Lojas Benoit, Cooperativa Languiru e Docile, além de ser chancelado pela Federação Gaúcha de Voleibol e pela Confederação Brasileira de Voleibol. Mais informações podem ser obtidas no site oficial (www.avates.com.br) e no Facebook (www.facebook.com/FestivalEstrela).
Cinco dias de jogos
Participam três categorias: mirim (2004), infantil (2002) e infanto (2000), com atletas de 12 a 17 anos. Elas representam equipes de cinco estados (Minas Gerais, São Paulo, RS, Paraná, Santa Catarina) e também do Uruguai, Argentina e Peru.
As partidas ocorrem no ginásio Ito Snell (Colégio Martin Luther), Centro Comunitário Cristo Rei e Complexo Esportivo da Univates. Na primeira fase, as equipes são divididas em chave. Conforme a classificação nos grupos, os times serão divididos nas séries Ouro, Prata e Bronze.
Consolidação
Realizado pela primeira vez em 2007, o evento reuniu 25 equipes. O objetivo dos organizadores era motivar as atletas estrelenses e atrair a atenção da mídia ao recém-criado projeto de voleibol.
Passadas nove edições, o festival se consolida. O número de inscritos neste ano dobrou, o que evidencia a importância da competição.