Empresários apresentam cases de sucesso

Encantado

Empresários apresentam cases de sucesso

Jornada Acadêmica da Uergs busca incentivar a criatividade e o empreendedorismo

Por

Empresários apresentam cases de sucesso
Encantado

A Universidade Estadual do RS (Uegrs) promoveu entre os dias 22 e 24 a VI Jornada Acadêmica de Ciência e Tecnologia em Agroindústrias de Alimentos e Administração (Jactaa). A programação, organizada pelo Grupo de Pesquisa de Gestão da Qualidade na Produção de Alimentos, teve por objetivo incentivar a criatividade e o empreendedorismo.

Na terça-feira à noite, os empresários Martin Eckhardt, da Sorvebom, de Lajeado, e Rodrigo Yung, da Cervejaria Heilige, de Santa Cruz do Sul, apresentaram as experiências nos negócios.

Eckhardt contou como a empresa chegou nestes 34 anos de trajetória. Em 2008, conquistou o ISO 22000. A certificação em segurança de alimentos tornou a empresa pioneira no estado e a segunda do segmento no país.

Hoje a Sorvebom tem três sorveterias em Lajeado, 85 funcionários e dois mil pontos de venda. Na sede da indústria, há estação de tratamento de efluentes, de água e reciclagem de resíduos sólidos.

Caminho para o sucesso

Para o lajeadense, os ingredientes para o sucesso são: fé, determinação, inovação, parcerias duradouras, caráter e família.

Segundo a coordenadora do curso de Administração, Micheline Frizzo, discutir gestão e qualidade na produção dos alimentos foi o principal objetivo da apresentação de dois empresários. “Queríamos trazer para os alunos as experiências para observarem a prática e despertar ideias de desenvolvimento para a região”, menciona.

Durante a programação, outras palestras abordaram a produção de alimentos no desenvolvimento regional do Vale do Taquari e legislações vigentes. O evento visou ainda a prática de atividades relacionadas com a produção e industrialização de alimentos por meio de minicursos. Produção de cerveja artesanal, de doces rápidos para padarias e fabricação de queijo, doce de leite e ricota foram oferecidos.

A universidade tem 120 alunos nos cursos de bacharelado em Ciência e Tecnologia de Alimentos, Administração e Tecnólogo em Agroindústrias. Para o próximo ano, está em estudo a possibilidade da realização de um mestrado na área de alimentos. Também é provável que haja uma nova edição da pós-graduação em Gestão da Qualidade no Processamento de Alimentos.

Cervejaria

O empresário Rodrigo Yung, natural de Carazinho, contou que seu empreendimento surgiu em 2010, mas já em 2000 começou a planejá-lo. “Fui morar em Santa Cruz do Sul quando tinha 19 anos. Lá fomos procurar a cerveja dos alemães e não havia na cidade. Isso começou a me despertar para essa possibilidade”, relata.

Hoje a equipe é composta por três cervejeiros e produz três linhas de cervejas: best-seller, extra chops e strongest. Segundo ele, outros tipos estão em estudo e devem ser lançados nos próximos meses.

As receitas são próprias, inspiradas em sabores de outras marcas de cervejas artesanais do mundo inteiro, principalmente da Bélgica. “Criamos a nossa identidade. Buscamos ter o nosso DNA em cada cerveja que produzimos”, menciona.

O empresário também abriu pubs. O primeiro é o de Santa Cruz do Sul, que existe faz seis anos. Há um ano e meio, abriu outro em Porto Alegre, por meio de franquia. Em julho, Yung pretende inaugurar um no centro de Lajeado. “Buscamos não só oferecer nossos produtos, mas proporcionar experiências boas aos nossos clientes”, enfatiza.

Acompanhe
nossas
redes sociais