Aumento nas consultas gera preocupação

Estrela

Aumento nas consultas gera preocupação

Governo pretende contratar mais servidores

Aumento nas consultas gera preocupação
Estrela

A administração municipal trabalha para normalizar o atendimento de pacientes que procuram a Secretaria de Saúde. Nas últimas semanas, a intensa movimentação junto ao Posto de Saúde Central, localizado no mesmo prédio, tem gerado reclamações. Executivo garante que a confecção de cartões do SUS e o agendamento das consultas são realizados dentro da normalidade.

Nos dias 27 e 28, por exemplo, foram confeccionados 52 cartões SUS. A informação contraria as críticas de que os atendimentos dessa área estariam suspensos. Da mesma forma, a secretaria informa que a média de agendamento de consultas é de 130 pacientes por dia, totalizando quase 700 pessoas em uma semana.

A Unidade Básica de Saúde está localizada na rua General Osório, no bairro Oriental. Questionado sobre o número de médicos e servidores atuando no local, e sobre a quantidade de profissionais necessários para o pleno atendimento, o secretário da Saúde, Elmar Schneider, não soube precisar.

“Ainda estão sendo feitas adequações em relação ao quadro de servidores, que estará completo nos próximos dias, com contratações emergenciais autorizadas pela câmara, recentemente. Frisamos que o atendimento está sendo prestado da melhor forma possível, e está dentro da normalidade.”

Sobre o aumento da demanda de pacientes, Schneider acredita que esse fato decorre da crise econômica. “Fez com que muitas pessoas abrissem mão dos planos de saúde privados e migrassem para o sistema público. Mas, reiteramos estar fazendo o possível para manter o melhor atendimento e serviços aos usuários.”

Além do Posto Central – onde também funcionam o Departamento de Regulação/Marcações e Ambulâncias e o Departamento de Vigilância em Saúde –, os estrelenses contam com outras quatro Unidades Básicas de Saúde. Essas estão localizadas nos bairros Auxiliadora, das Indústrias, Boa União e outra no bairro Oriental. Há também duas Estratégias de Saúde da Família, no Moinhos e no Imigrantes.

 

Acompanhe
nossas
redes sociais