Homenagens e integração marcam os 25 anos da cidade

Santa Clara do Sul

Homenagens e integração marcam os 25 anos da cidade

Aniversário teve atrações culturais, musicais e atividades cívicas

Homenagens e integração marcam os 25 anos da cidade
Vale do Taquari
oktober-2024

Município de 5,6 mil habitantes realizou série de atividades culturais, musicais e cívicas ao longo de cinco dias. Os eventos marcaram o aniversário de 25 anos de emancipação política. A unidade móvel do Sesc, RecreArt, foi palco das apresentações.

As peças de teatro “O Homem Banda”, “A Princesa Engasgada” e “I-Mundo” foram apresentadas para alunos e comunidade. Houve show da Orquestra de Concertos de Lajeado (Oclaje), hora do conto com o escritor Kalunga, baile da terceira idade, sessão de cinema e brinquedos infláveis.

Seção solene da Câmara de Vereadores, realizada no Clube Centro de Reservistas, homenageou os atuais e ex-gestores e legisladores que contribuíram para emancipação político-administrativa. De acordo com o prefeito Paulo Kohlrausch, primeiro presidente do Legislativo, a cidade evoluiu com a coragem de empreendedorismo e moradores.

O prefeito apontou que é agora está sendo feito um planejamento para 20 anos. “Se soubermos enfrentar as adversidades com humildade, sabedoria, respeito, excelência e coragem, teremos muito para crescer.”

Maquete feita por alunos da Escola Infantil Pequeno Mundo recria símbolos

Maquete feita por alunos da Escola Infantil Pequeno Mundo recria símbolos

Alunos recriam símbolos

Com o objetivo de homenagear Santa Clara do Sul pelos 25 anos de emancipação político-administrativa, alunos da Escola Municipal de Educação Infantil Pequeno Mundo recriaram símbolos em maquetes.

O material está exposto nos corredores e salas de aula, mostrando o desenvolvimento alcançado desde que Santa Clara do Sul se emancipou de Lajeado, em 20 de março de 1992. Orientados pelas professoras, os estudantes contaram com o apoio dos pais para produzirem as miniaturas.

Entre os símbolos reproduzidos estão o pórtico de entrada, o monumento do combate vitorioso dos colonos santa-clarenses sobre os Maragatos, a Igreja Matriz São Francisco Xavier, o Parque Multiesportivo Odilo Klein, praças e estufas de flores.

Foram confeccionados banners, desenhos, pinturas, recortadas fotos do município, entre outras atividades. A escola recebeu a visita do secretário municipal de Educação, Cultura, Desporto, Turismo e Juventude, Mauro Heinen e do ex-vice-prefeito e líder da Comissão Emancipacionista, Ivo Wickert, que participaram do momento cívico.

O trabalho em conjunto, que viabilizou a produção das maquetes recebeu elogios do prefeito Paulo Kohlrausch, da direção da escola, professoras, colegas e pais. “Trata-se de uma forma de estimular as crianças a valorizarem os símbolos que fazem parte da história.”

Acompanhe
nossas
redes sociais