Município estuda rua lateral à ferrovia

Teutônia

Município estuda rua lateral à ferrovia

Proposta atende pedido de moradores e visa evitar acidentes com locomotivas

Município estuda rua lateral à ferrovia
Teutônia
oktober-2024

O movimento de carros, pedestres e ciclistas na faixa de domínio da ferrovia obriga o governo a pensar uma alternativa para garantir mais segurança. O Departamento de Trânsito negocia com a Rumo América Latina Logística (ALL), responsável por administrar a linha ferroviária que cruza a cidade. A tratativa iniciou em fevereiro.

A intervenção municipal no trecho próximo ao Loteamento Oito, no bairro Canabarro, demanda recursos para estabelecer convênio e possibilitar a pavimentação. A proposta para a Vila Esperança está avançada e integra projeto para abrir uma rua.

O fato mais recente de atropelamento aconteceu em julho do ano passado. Um homem de 50 anos caminhava nas proximidades quando sofreu um mal-estar. Ele teve as duas pernas decepadas por um trem de carga. Apesar dos riscos, a comunidade insiste em utilizar os trilhos como atalho para chegar ao centro.

Jovens, idosos e crianças se aventuram na ferrovia. Alunos aproveitam o cruzamento para chegar à Escola Municipal de Ensino Fundamental 24 de Maio.

Em um outro trecho, no fim da rua 20 de Maio, a falta de sinalização e de uma proteção sobre a ponte causa acidentes. Por vezes, carros caem no barranco e ficam sobre os trilhos. Nem todos os incidentes desse tipo chegam ao conhecimento da polícia, mas moradores próximos afirmam que acontecem com frequência.

Segundo o coordenador de Trânsito, Carlos da Silva, existe a demanda e a proposta para qualificar as margens do trecho que cruza a cidade. A ALL concede a área para pavimentação diante de aluguel. A despesa está fora do orçamento, mas integra planejamento e estudo para médio ou longo prazo. “É apenas um estudo. Entendemos a necessidade e a importância de qualificar esse ponto para evitar fatalidades, mas a demanda de recursos é o grande empecilho.”

Ligação a Canabarro

O projeto para prolongar a avenida 1 Leste e ligar ao bairro Canabarro está em estágio avançado. O município recebeu área de terras como doação para abertura da estrada. Segundo Silva, falta aprovação de dois moradores da Vila Esperança. A proposta é criar rota alternativa, em paralelo à Dom Pedro II, passando aos fundos do antigo Parque Ipê e campo do Esporte Clube Canabarrense.

Hoje, Canabarro tem duas ruas principais de acesso ao Centro Administrativo e Languiru. A Dom Pedro II e Carlos Arnt estão sobrecarregadas, principalmente em horários de pico. “Temos saídas de empresas, escolas e cruzamentos onde impossibilitam a vazão do trânsito. Precisamos planejar as mudanças para resultar em qualidade e segurança”.

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