Executivo quer aumentar auxílio do Pacote Agrícola

Teutônia

Executivo quer aumentar auxílio do Pacote Agrícola

Revisão do programa será enviada ao Legislativo

Executivo quer aumentar auxílio do Pacote Agrícola
Teutônia

Sem reajuste desde 2015, programa de auxílio aos produtores rurais exige mudanças. A Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura elaborou novo Pacote Agrícola. O projeto será encaminhado à câmara de vereadores e, com aprovação, deve vigorar a partir de abril. A medida visa a expansão e modernização do setor e beneficia 1,1 mil agricultores.

O antigo programa limitava o agricultor a comprar apenas sementes entre abril e outubro. Segundo o secretário Gilson Hollmann, o pacote terá reajuste de 17%. O período válido deve iniciar em janeiro e encerrar em 31 de dezembro.

A expectativa é que o produtor consiga acompanhar o mercado para comprar na menor faixa de preço. As sementes de azevém, por exemplo, estão à venda por R$ 4 o quilo. De abril a maio do ano passado, custavam R$ 6. Agora o agricultor poderá aproveitar para comprar máquinas e implementos agrícolas. “Estamos propondo a modernização nas propriedades para impulsionar o setor.”

Para participar, o produtor não pode ter dívida com o município. O repasse ocorrerá após apresentação de nota fiscal. Sementes transgênicas, agrotóxicos e combustíveis fósseis estão fora do programa.

Acompanhe
nossas
redes sociais