Reunião aborda formas de melhorar segurança

Roca Sales

Reunião aborda formas de melhorar segurança

Audiência ocorreu na câmara de vereadores

Vale do Taquari

O avanço da criminalidade e o baixo efetivo motivaram o parlamento a promover uma audiência pública sobre o tema. O encontro ocorreu na noite dessa quarta-feira.

De acordo com o presidente do Legislativo, o vereador Gilvani Bronca (PTB), a insegurança tem assustado os moradores. “Sabemos que os criminosos migram e a solução desse problema depende de um esforço regional.”

Sem trazer números específicos sobre os crimes, os participantes traçaram uma série de medidas para qualificar a segurança local. Uma delas é aumentar o efetivo. Conforme ele, no passado, o município chegou a contar com cerca de 12 brigadianos. “Boa parte deles se aposentou e não foram repostos.”

Outra sugestão é o governo municipal ceder estagiários para auxiliar no trabalho da Polícia Civil. O município avaliará uma parceria financeira com o Estado para trazer brigadianos aposentados para dar apoio ao efetivo local.

O grupo deve se reunir para viabilizar a colocação de câmeras de monitoramento nas ruas. Os vereadores vão pleitear junto aos deputados emendas parlamentares para o projeto. A intenção também é contar com o apoio de empresários do município para angariar recursos.

“Vamos buscar uma Parceria Público Privada (PPP) para colocar em funcionamento esse sistema.” Na avaliação dos presentes, as câmeras não resolvem o problema, mas intimidam os criminosos e auxiliam na identificação dos autores dos crimes.

No encontro, foi reforçada a necessidade de a população registrar os crimes. “As pessoas estão desacreditadas. Elas são vítimas da ação de criminosos e não procuram os órgãos de segurança.” Bronca considera fundamental que os casos sejam registrados e entrem nas estatísticas.

Audiência pública

Cerca de 60 pessoas participaram da reunião, entre elas, representantes do poder público, empresários, Brigada MIlitar, Polícia Civil e o presidente da Comissão Especial de Segurança Pública, da Assembleia Legislativa, Ronaldo Santini (PTB).

O deputado disse que buscará ajuda para atender de maneira rápida as demandas. A articulação será feita junto ao secretário estadual de Segurança, Cezar Schirmer. Quanto à falta de recursos por parte do Estado para investir no setor, o deputado reconhece as dificuldades.

No encontro, Santini ressaltou a necessidade de investir em saúde e educação. Na avaliação dele, as duas áreas são vitais para combater o ingresso das pessoas na criminalidade.

Acompanhe
nossas
redes sociais