Alivat escolhe Deolí Gräff como presidente

Lajeado

Alivat escolhe Deolí Gräff como presidente

Posse ocorreu na terça-feira à noite. Diretoria projeta formas de promover a arte e a cultura

Alivat escolhe Deolí Gräff como presidente
Lajeado

“Nosso desafio é fazer com que pessoas segurem mais livros do que armas. Pensem mais e matem menos. Dialoguem mais e gritem menos. Conversem mais e ofendam menos”, destacou o escritor Deolí Gräff, terça-feira, 14, ao assumir pela segunda vez a presidência da Academia Literária do Vale do Taquari (Alivat). A posse da nova diretoria ocorreu nessa terça-feira à noite, no auditório do Centro Cultural da Clínica Dr. Wilson Dewes.

Gräff quer incentivar o surgimento de novos escritores em Lajeado nos próximos dois anos de mandato, assim como fez na gestão de 2011/12. Ele acredita que a academia tem o dever de contribuir para que a cidade torne-se cada vez mais cultural. “Temos como objetivo a formação de leitores, além de estimular o surgimento de novos escritores”, explica.

Para aumentar a produção no Vale, a Alivat realizará a 5ª edição do Concurso Literário. As inscrições abrem em maio. Outro desafio é dar continuidade ao Colóquio Literário, que promove encontros mensais abertos à comunidade.

Deolí é jornalista e suplente da Câmara de Vereadores de Lajeado. Publicou o livro Resgate Histórico do Sindicato dos Contabilistas do Vale do Taquari (Sincovat). Sua meta é lançar mais dois títulos. Um deles já está pronto. Apresenta as crônicas escritas ao longo dos últimos anos. Além disso, finaliza uma pesquisa histórica sobre a imigração alemã na região. O trabalho em parceria com Lucildo Ahlert faz uma nova leitura sobre essa parte da população. “Vai despertar curiosidade e o interesse pelo assunto”, conta.

Márcio Caye entrega o cargo de presidente para Deolí Gräff

Márcio Caye entrega o cargo de presidente para Deolí Gräff

Parcerias

Na solenidade, o músico Vicente Braier brindou o público com uma audição musical ao piano. Depois, a academia ofereceu um coquetel.

O secretário do Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Turismo, Douglas Sandri, lembrou que o poder público está de portas abertas à parceria. Também elogiou o trabalho dos acadêmicos. “Os escritores desta entidade inspiram jovens e adultos a lerem e escreverem mais”, afirmou.

A representante do Legislativo, Mariela Portz, falou sobre a importância da literatura na formação de crianças, jovens e adultos. “Os escritores são peças fundamentais na vida das pessoas e do nosso Vale.”

Sócios

Desde a fundação, em 2005, a Alivat já acolheu em torno de cem escritores durante seus encontros. Conta com 40 cadeiras. Dessas, há 27 ocupadas. É mantida com a contribuição mensal dos escritores. Há vários tipos de categoria de sócios inscritos, entre eles, os sócios-correspondente, amigos e aspirantes.

Nova diretoria

Presidente: Deolí Gräff

Vice-presidente: Ney Arruda Filho

1ª secretária: Vera Nicareta

2º secretário: Airto Gomes

1º tesoureiro: Rudimar Haunstein

2º tesoureiro: João Paulo da Fontoura

1ª diretora de Acervo: Nara Knaak

2º diretor de Acervo: Marcos Frank Conselho Fiscal: Titulares (ex-presidentes): Alício de Assunção, Ana Cecília Togni e Marcos R. Frank. Suplentes: Marcio M. Caye e José A. Schierholt

Acompanhe
nossas
redes sociais