MEC muda Enem e exame será em dois domingos

Vale do Taquari

MEC muda Enem e exame será em dois domingos

Decisão é vista como positiva pelos estudantes

MEC muda Enem e exame será em dois domingos
Vale do Taquari

O governo federal anunciou mudanças no formato no Enem. Uma das principais alterações é a data de aplicação das provas. Neste ano, ocorrem nos dias 5 e 12 de novembro, em domingos consecutivos. Desde 2009, eram aplicadas no mesmo fim de semana.

A data foi alterada depois de uma consulta pública feita em janeiro e fevereiro. Mais de 600 mil pessoas participaram. Pelo menos 63,7% apontaram que a aplicação deve ser mantida durante dois dias.

Na avaliação da estudante Renatha Araújo Marques, 20, a mudança da data foi positiva. Segundo ela, no formato anterior, a prova era uma corrida contra o tempo. “Aplicar os conhecimentos de matemática e fazer uma boa redação no mesmo dia era quase impossível.”

Esse será o quinto ano que faz o exame. Para ela, a distribuição dos conteúdos em dois fins de semana consecutivos ajuda a aliviar a carga de estresse e garante um intervalo para se concentrar em conteúdos específicos.

Com as alterações, no primeiro dia de prova, os estudantes terão que responder questões das áreas de Linguagens, Ciências Humanas e redação durante cinco horas. No segundo domingo, serão cobrados conteúdos de Matemática e Ciências da Natureza. Os candidatos terão quatro horas e meia para responder as questões.

A coordenadora do curso pré-vestibular Método, Carla Araújo Azevedo, considera que a inclusão das áreas de Linguagens e Ciências Humanas no mesmo dia trará dificuldade ao candidato. “É muito texto para ler e resolver, além de desenvolver a redação em um período de tempo curto.”

Na avaliação dela, isso torna a prova cansativa. Para Carla, o ideal seria intercalar conteúdos, com as de Ciências da Natureza e Matemática. “O ideal seria ampliar o tempo de prova ou reduzir o número de questões.”

Conforme ela, os dois dias ampliam o tempo para revisar o conteúdo. “É diferente de fazer a prova em dois dias seguidos, que resulta em uma carga de estresse maior.”

Fim da certificação

Uma das mudanças propostas é o fim da certificação de conclusão de Ensino Médio. Com isso, todas as pessoas que concluíram o Ensino Fundamental terão que frequentar um curso para ter esse diploma.

Na avaliação de Carla, essa alteração é importante. Para ela, o antigo modelo incentivava a evasão do estudante. “Isso é bom porque obriga esse público a fazer um EJA ou procurar um curso que ofereça esse certificado.”

Consulta pública

A consulta pública questionou os participantes quanto à data da prova e também a possibilidade de aplicar por meio de um computador. Mais de 70% dos participantes votaram contra.

De acordo com Carla, a medida é interessante, mas o modelo não poderia ser adotado no Brasil. Várias questões estariam envolvidas, como disponibilidade de espaço e máquinas para todos os candidatos e um sistema de internet estável.

Confira o que mudou

Como era

Mesmo fim de semana
Desde 2009 até 2016, o exame era aplicado em um mesmo fim de semana, no sábado e domingo.

Certificação
Entre 2009 a 2016, prova garantia certificação de conclusão do Ensino Médio.

Caderno de provas
No cartão de respostas, era necessário indicar a cor do caderno de questões. Se o item não fosse indicado, o exame era zerado. Cada cor de caderno tinha um gabarito diferente.

Taxa de inscrição
Pelo modelo anterior, eram isentos estudantes do 3o ano do Ensino Médio de escolas públicas.

Como fica

Domingos consecutivos
Exame será aplicado em dois domingos consecutivos: Dias 5 e 12 de novembro.

Fim da certificação
A partir deste ano, para obter o certificado, adultos que não concluíram o Ensino Médio no período adequado terão que fazer o Encceja para ter direito ao diploma de conclusão.

Caderno único
A partir deste ano, cada caderno de provas terá impresso o número de inscrição e o nome do candidato na capa.

Isenção
Em 2017, pessoas inscritas no Cadastro Único também não precisam pagar a inscrição.

Acompanhe
nossas
redes sociais