Linha de transmissão para o Vale vai a leilão em abril

Vale do Taquari

Linha de transmissão para o Vale vai a leilão em abril

Ligação entre Garibaldi e Lajeado entra no pacote de concessões

Linha de transmissão para o Vale vai a leilão em abril
Vale do Taquari
oktober-2024

Um dos maiores gargalos para o desenvolvimento regional, a dependência de uma única ligação para o sistema nacional de energia, está mais perto de ser solucionada. O governo federal anunciou nessa terça-feira, 7, a inclusão de uma nova linha, ligando Lajeado e Garibaldi, no segundo pacote de concessões do Projeto Crescer.

A obra faz parte de um lote com 35 outras linhas que somam 7,4 mil quilômetros em 20 estados. O investimento previsto é de R$ 13,1 bilhões entre construção, operação e manutenção de todas as ligações. O leilão está previsto para o dia 24 de abril e o prazo para execução das obras vai de 36 a 60 meses.

A única linha entre o Vale e o sistema nacional é considerada a principal fragilidade do sistema elétrico da região. A ligação entre Lajeado e Nova Santa Rita tem capacidade para transmitir 230 quilowatts (kW) e existe a possibilidade de cortes por sobrecarga e subtensão. Sem um caminho alternativo para a chegada da energia, em caso de pane, a região ficará totalmente às escuras.

É a segunda vez que o projeto é incluído em edital de leilão. O conjunto de obras havia sido incluído no leilão da Aneel realizado em junho 2013, junto com a linha de transmissão entre Candiota e Bagé.

Os projetos deveriam ser concluídos em 2016, mas a empresa vencedora da licitação, a MGF Energy, sequer iniciou os trabalhos. Em março do ano passado, o Ministério de Minas e Energia cancelou a concessão outorgada à empresa.

[bloco 1]

Medidas provisórias

Em março do ano passado, uma reunião entre ONS, CEEE-GT, Eletrosul, RGE, Certel, AES Sul e a Empresa de Pesquisa Energética debateu ações emergenciais para evitar problemas no abastecimento regional.

Entre as medidas adotadas, estavam a instalação de um transformador provisório de 230/69 kW na Subestação Lajeado 2 e outro na Subestação Venâncio Aires. Também foi feita uma adequação de capacidade na linha de transmissão entre as duas subestações de Lajeado. Quatro unidades reservas de transformadores foram colocadas à disposição pela CEEE-GT.

Pacote de concessões

Anunciado durante reunião do Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), o pacote inclui 55 novas concessões, além de propostas de renovações de contratos vigentes. Também estão incluídos investimentos em rodovias, ferrovias e terminais portuários.

A previsão do governo é de alcançar R$ 45 bilhões em novos investimentos e assegurar a geração de 200 mil novos empregos.

A primeira etapa do PPI foi lançada em setembro do ano passado, com 35 projetos de privatização de aeroportos, portos e estatais de petróleo, gás, mineração, energia e saneamento. Entre as estruturas incluídas, está o aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, cujo leilão ocorre no dia 16 deste mês.

Acompanhe
nossas
redes sociais