Estaduais voltam às aulas com integração

Vale do Taquari

Estaduais voltam às aulas com integração

Primeiro dia é dedicado a atividades cooperativas

Estaduais voltam às aulas com integração
Estado

Na manhã do primeiro dia de aula na Escola Estadual Manuel Bandeira, alunos ficaram na área coberta a fim de conhecer melhor os futuros colegas. Ontem, cerca de 21 mil estudantes e 2,5 mil professores de 88 escolas estaduais da região voltaram às aulas.

Em alguns colégios, atividades foram coordenadas pelo Mocidade Para Cristo (MPC). Trata-se de um movimento religioso que interage nas escolas de todo país pregando a doutrina cristã. O tema deste ano é “O que inspira você na comunidade, na família, na escola e na natureza.”

Conforme a diretora Tatiana Linhares dos Santos, é preciso algo diferente no primeiro dia, para que os alunos sejam recebidos de maneira mais humana, convidando-os a conhecer as pessoas do convívio escolar. “Serve para se sintam bem felizes e revigorados. Que sejam cidadãos integrados.”

A intenção de integrar os estudantes de diferentes turmas com professores, equipe diretiva e funcionários faz parte do exercício. “O convívio cidadão trabalha valores, aptidões e habilidades para conviverem em sociedade. É onde vão trabalhar não apenas com uma turma, mas em diferentes tipos de situações e terão que saber se relacionar e conviver.”

De acordo com a coordenadora da 3ª CRE, Greicy Weschenfelder, a gestão estará mais próxima das escolas. Lembra que elas têm autonomia para definir currículos. Para Greicy, a iniciativa nas escolas deve ser para a cultura da paz.

Além das atividades do MPC, a coordenadoria continua aperfeiçoando as Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar (Cipaves). Elas foram formadas por representantes de alunos, pais, professores, funcionários e das direções a fim de realizar um trabalho permanente de conscientização e prevenção de conflitos.

Mocidade para Cristo

O MPC é um movimento cristão com foco na juventude que atua em mais de 130 países. Motivados pelo que acreditam ser a fé em Jesus Cristo, contam com dezenas de milhares de voluntários e os chamados “obreiros”.

Jogos com balões e outros adereços incentivam os estudantes a interagir com os colegas, levando em conta filosofias religiosas como a do cristianismo, em que pregam devoção, oração e paixão. A entidade leva quatro projetos-base às comunidades: Escola da Vida, Desperta Débora, Homens de Coragem e Projeto Amar.

Acompanhe
nossas
redes sociais