Boa forma  de dar inveja

Fala Doutor

Boa forma de dar inveja

Treino combinado ajuda a potencializar resultados e permite experimentar motivação e diversão durante as aulas

Boa forma  de dar inveja
Vale do Taquari
oktober-2024

Investir em diferentes tipos de exercícios ajuda a quebrar a monotonia e transformar a rotina. Ao maximizar o treino, o praticante aumenta o metabolismo e a sensação de bem-estar. Mas nem toda atividade física precisa ser agitada. Um bom exemplo é o Pilates, que permite o condicionamento físico num ritmo mais leve.

Baseado em princípios como a respiração e a concentração, ele tonifica a musculatura de todo o corpo. “Trabalha com o peso da pessoa e a resistência das molas e é recomendado para qualquer idade”, explica Janine Giovanella, educadora física da Univates e instrutora de Pilates.

Entre os principais benefícios, melhora a postura, o fortalecimento da coluna, o aumento da coordenação, do equilíbrio, além de tonificar músculos abdominais. “Esse exercício é uma ótima pedida para quem trabalha muito tempo sentada. Ao fortalecer a coluna e a musculatura profunda, ajuda a alinhar a postura e promover o alongamento do corpo”, lembra. Combinado a outros tipos de treinamento, é bastante utilizado na reabilitação física.

[bloco 1]

Curioso Pilates

Inicialmente o treino de Pilates foi desenvolvido para recuperar prisioneiros da I Guerra Mundial. O fisioterapeuta Joseph Pilates colocou em prática uma série de ideias num campo de concentração. Utilizou molas das camas para fortalecer a musculatura de presos enfermos, por exemplo.

Por ser realizado de forma individual ou em duplas, o exercício possibilita o acompanhamento mais próximo do instrutor. Permite também que os movimentos sejam realizados com mais precisão, de acordo com a capacidade e necessidade de cada pessoa.

Princípios

Respiração: deve ser coordenada com o movimento e favorecer a organização do tronco, a sustentação lombo-pélvica e o relaxamento da musculatura dos ombros e do pescoço.

Centro: é o uso da musculatura abdominal profunda responsável pela sustentação da coluna e dos órgãos internos. O fortalecimento proporciona a estabilização do tronco e o alinhamento biomecânico.

Concentração: é o que guia o corpo para a realização do movimento. Permite maior consciência corporal.

Controle: relacionado ao aprendizado motor, diz respeito ao uso adequado da musculatura para executar um exercício.

Precisão: refinamento do controle e refinamento dos diferentes músculos envolvidos.

Fluidez: o movimento correto resulta em movimentos fluidos e harmoniosos, com menor gasto de energia.

Treinamento de força é similar à preparação física de atletas de alto rendimento. Proporciona resistência, potência e equilíbrio corporal

Treinamento de força é similar à preparação física de atletas de alto rendimento. Proporciona resistência, potência e equilíbrio corporal

Diferenças entre treinamento de força e academia

Segundo Marcos Minoru, técnico e professor de Educação Física, os treinamentos de força e os aparelhos utilizados na academia trazem diferentes benefícios para os praticantes. No treinamento de força, o trabalho é similar à preparação física de atletas de alto rendimento, com adaptações à população comum.

A rotina de atividades é pensada para proporcionar mais força, resistência, potência e equilíbrio corporal aos praticantes. “Conseguimos adaptar o treino, o que viabiliza mais variações e torna a atividade mais atrativa”, explica.

Já na musculação, os movimentos são pré-determinados. Neste casso, é essencial o trabalho em conjunto com os professores para que o movimento seja feito da maneira adequada.

Minoru acredita que o treinamento de força é uma metodologia atraente. “A aproximação com o instrutor faz com que seja um dos grandes diferenciais”, acredita. “Os alunos relatam que sentem-se mais confiantes e motivados.”

Na opinião dele, os aparelhos de musculação acabam limitando as variações. “Os movimentos são sempre determinados pelo aparelho específico no qual está realizando o treinamento”, entende. A escolha de cada exercício, entretanto, depende do perfil dos praticantes. “É preciso analisar o objetivo de cada pessoa. Em todos é possível ganhar coordenação, equilíbrio e potência.”

Acompanhe
nossas
redes sociais