Alunos carecem de espaço para lazer

Teutônia

Alunos carecem de espaço para lazer

Município alega falta de área para melhoria devido a ampliações de salas de aula

Alunos carecem de espaço para lazer
Teutônia

Governo busca alternativas para obter mais espaço no pátio da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) 24 de Maio. Desde 2013, quando cerca de 540 pessoas se mudaram para o Residencial Morada do Sol, mais matrículas foram feitas no colégio. Isso obrigou a administração a ampliar as salas de aula no educandário.

Durante período de reformas às vésperas do ano letivo, a equipe de obras irá avançar a cerca até o limite com a calçada. No pátio, o piso será trocado e a pracinha receberá brinquedos novos.

Em 2016, a instituição de ensino atendeu 545 alunos, número que tende a aumentar neste e nos próximos anos, afirma o secretário de Educação, Paulo Brust. Segundo ele, a partir dessa tendência, será necessário construir um segundo piso na escola. Porém, a obra não está prevista no orçamento e pode constar nos investimentos do governo para o segundo ano de gestão.

Além da 24 de Maio, a Guilherme Sommer, da Vila Popular, está na lista de reformas para este primeiro semestre. A biblioteca, algumas salas e a secretária registram alagamentos. Docentes relatam perdas de materiais pedagógicos e prejuízos em eletrônicos. Conforme o secretário, o problema foi resolvido em janeiro. A segurança no local é outra preocupação. A tela de proteção foi cortada. Invasores furtaram diversos equipamentos eletrônicos.

Ajustes do PPCI e liberação geram custo de R$ 500 mil

As duas maiores escolas da cidade, que totalizam 1.095 alunos por ano estão sem alvará de funcionamento. Desde 2013, quando ocorreu o incêndio na Boate Kiss, a cobrança sobre Plano de Prevenção Contra Incêndio (PPCI) foi intensificada. Conforme a atual gestão, os encaminhamentos com os bombeiros ficaram pendentes.

Apesar da urgência em regularizar, a despesa de R$ 500 mil não está prevista na Lei Orçamentária Anual, aprovada em setembro. “Não há orçamento disponível. É preciso reajustar os recursos para que possamos dar andamento aos projetos”

A Alfredo Schneider, Guilherme Sommer e o Centro Municipal de Ensino Fundamental Leonel de Moura Brizola encaminharam o projeto aos bombeiros e realizam os ajustes necessários. A Leopoldo Klepker é a única com os documento em dia.

Acompanhe
nossas
redes sociais