Sem local de lazer, brincadeira é na rua

Estrela

Sem local de lazer, brincadeira é na rua

Governo estuda construir praça e quadra esportiva no loteamento Nova Morada

Sem local de lazer, brincadeira é na rua
Estrela

As 250 famílias que residem no Loteamento Nova Morada carecem de um espaço de lazer para crianças e adolescentes. A possibilidade de construção está em análise pelo governo. A maioria dos jovens usa a rua como espaço para atividades esportivas ou recreativas.

Um deles é o estudante Diogo Felipe Schlindwein, 12. Junto com outros jovens, joga futebol na rua em frente de casa ou na via principal de acesso ao loteamento. Segundo ele, algumas vezes, os vizinhos estacionam longe das residências para ampliar o espaço disponível para as crianças.

A mãe dele, Lúcia, 49, considera necessário um espaço específico para o lazer dos jovens. Conforme ela, muitos motoristas trafegam devagar, mas na via principal alguns passam em alta velocidade, fato que expõe crianças e jovens ao perigo.

Como alternativa, começaram a usar uma área de terra no fim da rua para jogar futebol, mas o espaço não é o mais adequado devido à poeira e à posição.

Vilma Vaz, 66, é aposentada e cuida da neta durante o dia. Na avaliação dela, é essencial ter um espaço para as crianças, em especial, um campo de futebol para jogar bola e, assim, não ficarem no meio da rua.

Projeto em análise

Representantes do Legislativo e do Executivo se reuniram para encontrar uma solução para o problema.

O encontro ocorreu na semana passada e contou com a presença do vereador, Marco Aurélio Wermann (PV), e dos secretários de Planejamento e Desenvolvimento Econômico,  Paulo Ricardo Fink, e de Esportes e Lazer, Júlio Saldanha Pereira.

Segundo Wermann, a intenção é construir uma praça com alguns brinquedos e quadra esportiva no local. “As crianças estão literalmente brincando na rua. Isso é perigoso e representa uma demanda que exige atenção.”

O município tem área disponível no loteamento para inserção da praça. A destinação de espaços de lazer em locais como o Nova Morada está prevista em lei. Para a proposta sair do papel, alguns critérios precisam ser analisados.

De acordo com o arquiteto urbanista da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Mauro Ayres, alguns detalhes ainda estão em estudo pela equipe. A elaboração do projeto inicia na próxima semana. Não se sabe o orçamento necessário e quando a obra deve sair do papel.

 

Acompanhe
nossas
redes sociais