Vencedores das eleições pela chapa situacionista, Klaus Schnack (PMDB) e Eluíse Hammes (PT) anunciaram mudanças para a gestão 2017-2020. Entre as medidas, estão a redução de secretarias e a reestruturação da estrutura administrativa.
Se hoje o governo trabalha com oito secretarias, no próximo exercício serão cinco. A Indústria e Comércio será incorporada pelo gaabinete do prefeito, enquanto a vice-prefeita acumulará a função de secretária de Administração. A pasta do Planejamento deixa de existir e as funções serão exercidas pela Fazenda.
Dos nomes escolhidos para o primeiro escalão, apenas um do atual governo será mantido, o secretário da Saúde, Gustavo Zanotelli. Atual responsável pela Agricultura, Paulo Heck ficará à frente da Secretaria de Obras.
Os três novos nomes são Márcio Zimmer, Eloir Lohmann e Mara Forneck Hergessel. Formado em Administração de Empresas, Zimmer responde hoje pelo Setor de Compras da atual administração e ficará à frente da Secretaria da Fazenda.
Designado para a Secretaria de Agricultura, Lohmann é suinocultor e integra o condomínio leiteiro da Cosuel. Mara é professora da rede municipal, tendo atuado como vice-diretora e coordenadora pedagógica da escola Bela Vista.
Adequação administrativa
De acordo com o prefeito eleito, as medidas visam adequar a máquina pública ao plano de governo eleito em outubro. Também busca acompanhar as mudanças no cenário econômico nacional e estadual.
“O prefeito Sidnei foi eficiente e atende o modelo estipulado por ele. Nossa proposta foi avançar a partir disso”, aponta. Segundo ele, as alterações na estrutura não deverão ser percebidas pela população, mas sentidas internamente.
“A intenção é organizar a casa e modernizar estruturas que funcionam da mesma forma faz muitos anos”, assegura. Para Schnack, mesmo que o município não tenha sentido tanto os efeitos da crise econômica, o momento exige readequações.
Para os cem primeiros dias de governo, os novos mandatários estabeleceram como meta a reorganização das equipes na administração pública e da mobilidade urbana. A ideia é melhorar a trafegabilidade na rua Bela Vista, concretizar as alterações no trevo de acesso ao município e aprimorar o estacionamento do centro.
Novo formato para gincana
Eluíse falou sobre a iniciativa da nova administração em assumir a organização da gincana do município em parceria com representantes das equipes que participavam do evento promovido pelo The Horse.
O nome e a data da competição do próximo ano foram decididos em reunião na terça-feira à noite. A Gincana Arroio do Meio ocorrerá entre os dias 28 e 30 de maio. As inscrições estarão abertas entre 15 e 31 de março.
A intenção é contratar uma empresa por meio de licitação para organizar a gincana, com base nas sugestões dos representantes das equipes. Além dos três dias de programação, a ideia também é estabelecer tarefas antes do evento para movimentar os participantes.
Secretários
• Saúde – Gustavo Zanottelli
• Obras – Paulo Heck
• Agricultura – Eloir Lohmann
• Educação – Mara Forneck Hergessel
• Fazenda e Planejamento – Márcio Zimmer
• Klaus Schnack acumulará a Secretaria de Indústria e Comércio
• Eluíse Hammes acumulará a função de secretária de Administração