O candidato a prefeito Evandro Biondo (PMDB) e a vice Mariane Scherer (PP) abriram o ciclo de almoços empresariais da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC). O encontro de ontem reuniu 80 pessoas, entre empresários, candidatos e líderes comerciais. Em 55 minutos de apresentação, os postulantes explicaram propostas e responderam às perguntas organizadas pela entidade promotora.
Biondo destacou a série de projetos em andamento e os interesses da coligação Juntos por Teutônia (PMDB, PP, PPS e PT do B). A separação da Secretaria de Indústria e Comércio do Setor de Planejamento é uma das iniciativas. Segundo o postulante, os empresários terão suporte técnico na administração, além de incentivos como destinação de terras para instalações de indústrias. Como exemplo, citou os nove hectares para a construção da queijaria da Languiru.
O objetivo é contribuir com o comércio existente e atrair novos segmentos preocupados em desempenhar atividade social, ofertando empregos e com olhar atento sobre a responsabilidade ambiental, afirmou. A malha viária, em especial no Distrito Industrial, terá atenção especial, prometeu Biondo. “Vamos buscar parcerias com o Estado.”
Segundo Biondo, 18 câmeras de videomonitoramento estão projetadas pela administração. A plataforma de governo deve ser executada no próximo ano, após a conclusão do prédio para a Brigada Militar. “Investimos R$ 200 mil, em parceria com o Conselho Pró-Segurança de Teutônia, na construção da nova sede. Nesse quadrante funcionará a sala de monitoramento, facilitando trabalho da polícia.”
[bloco 1]
Infraestrutura turística
Outra proposta, ressaltada como novidade, é a construção de uma concha acústica. O projeto prevê a edificação às margens da avenida 1 Leste, onde é instalado palco alternativo em eventos municipais. A obra já está empenhada pelo Executivo e conta com o incentivo do Ministério do Turismo.
Durante a explanação, o candidato apresentou documento com 48 páginas, destacando o planejamento de sinalização na cidade. Para orientar a rota turística e os principais pontos, serão instaladas placas. No pacote, ainda constam o embelezamento de trevos e a construção de dois pórticos na Via Láctea.
Outro questionamento ressaltado pela CIC é o investimento em decoração natalina e melhorias na malha viária em áreas comerciais. Em Languiru, a Major Bandeira e Três de Outubro receberam ampliação e melhorias das calçadas, além de recapeamento asfáltico na pista. Segundo Biondo, os demais bairros serão contemplados assim que a situação econômica melhorar.