Daer planeja retomar obras em março

Arroio do Meio

Daer planeja retomar obras em março

Construtora Giovanella aguarda liberação do novo contrato para voltar à ERS-482

Por

Daer planeja retomar obras em março
Arroio do Meio

Suspensas há quase dez meses para reformulação do projeto, as obras de pavimentação da ERS-482, devem recomeçar dentro de quatro semanas. Nesta terça-feira, o novo plano será analisado em sessão do Conselho de Administração do Daer. Em seguida, passa por outras duas instâncias antes de ser liberado à Construtora Giovanella, o que deve ocorrer até meados de março.

A informação foi repassada ao prefeito Sidnei Eckert, nessa quarta-feira, em reunião com o deputado estadual Edson Brum (PMDB), o superintendente regional do Daer, Luciano Faustino, e o diretor-geral da autarquia, Ricardo Moreira Nunez. Enquanto a pavimentação não recomeça, o gestor cobrou reparos emergenciais, em especial no trecho já iniciado entre Dona Rita e Arroio Grande. Ele considera quase intransitável o trajeto.

De acordo com o superintendente Faustino, o contrato da pavimentação foi elaborado em 1998. Em função de ser antigo e ter sido construído sobre um projeto básico, considerado incompleto pelo engenheiro, verificou-se a necessidade de adicionar itens aos plano para garantir a qualidade e o bom andamento da obra. “Então foi iniciado o processo de inclusão desses itens.”

Concluída a análise interna das mudanças, destaca o superintendente, a Giovanella receberá aval para tocar as obras. “Todos esses trâmites devem estar finalizados até o dia 15 de março. Em seguida a empresa pode iniciar os trabalhos. Vai depender do cronograma deles, mas não deve durar mais de uma semana.” As alterações realizadas pelo Daer elevaram o valor do contrato em 25%, o máximo permitido pela legislação.

Um dos grandes avanços dos últimos meses, a transferência do contrato da empreiteira Beter, de São Paulo, para a Giovanella. A empresa havia vencido a licitação em 1998, mas entrou em recuperação judicial. Articuladores políticos conseguiram achar uma brecha para que a construtora de Lajeado assumisse a pavimentação, cujos trabalhos foram retomados ainda em 2014, mas acabaram paralisados em virtude da falta de pagamento.

Desconfiança

Líderes políticos, tanto da cidade como de Capitão, estão engajados e acompanham todos os detalhes para que o asfalto saia, de fato, do papel passados mais de 17 anos. A pavimentação é fator imprescindível para o desenvolvimento da comunidade lindeira à rodovia bem como os municípios.

A falta de andamento das obras motiva seguidas manifestações dos moradores, que se dizem receosos em acreditar na continuidade dos trabalhos visto as seguidas promessas descumpridas. Em agosto de 2014, por exemplo, o então secretário de Infraestrutura e Logística, João Vitor Domingues, prometeu a conclusão de 30% do trecho.

A ligação asfáltica entre Arroio do Meio e Capitão, em trecho de 16,5 quilômetros da ERS-482, chegou a ser iniciada em 1998. Na época, todo o terreno foi preparado, feita a drenagem e colocada camada base ao pavimento. No entanto, as máquinas deixaram o local e, desde então, a obra motiva seguidos debates.

Acompanhe
nossas
redes sociais