Pesquisadora expõe trabalhos em Cuba

Vale do Taquari

Pesquisadora expõe trabalhos em Cuba

Entre os temas abordados está a aproximação entre universidade e educação básica

Por

Pesquisadora expõe trabalhos em Cuba

A dinamização do aprendizado durante a formação superior, por meio de metodologias diferenciadas, é uma proposta que pode provocar o rompimento com processos tradicionais. Por outro lado, o estreitamento da relação entre universidade e ensino básico sugere um transição menos traumática. Tais perspectivas são o cerne de estudos elaborados por grupos de pesquisa da Univates.

Os estudos foram apresentados pela bolsista Aline Diesel, que representou a equipe em um congresso internacional sobre educação em Cuba entre os dias 15 e 19. Em coautoria com a orientadora, Silvana Neumann Martins, ela desenvolveu uma análise sobre o impacto de práticas pedagógicas inovadoras em cursos da área de gestão organizacional. A parceria também rendeu uma ação que busca aproximar estudantes do Ensino Médio do ambiente acadêmico.

[bloco 1]

De acordo com Aline, o primeiro é voltado a alunos dos cursos de Economia, Administração e Contabilidade e realizou um diagnóstico das fragilidades didáticas dessas formações. O objetivo, revela, é retratar os caminhos percorridos pelo Centro de Gestão Organizacional (CGO) da Univates, sugerindo a atuação do aluno como protagonista do próprio aprendizado. “A metodologia ativa é o oposto do que se faz hoje. A partir dela o aluno é orientado, mas é proativo”, pondera.

O segundo trabalho revela os resultados do projeto de extensão Empreendedor por um Dia, que interagiu com 368 alunos do Ensino Médio de escolas públicas e privadas. A atividade propõe formas diferentes de solucionar problemas, reorganizando recursos e otimizando processos produtivos, por meio de oficinas e elaboração de material gráfico sobre o assunto. “O objetivo é preparar os jovens para serem empreendedores da própria vida”, revela.

Conforme Aline, que integra o Programa de Pós-graduação em Ensino (PGE) da Univates, as análises integram o projeto de pesquisa Mestrados para a Formação de Docentes: um Lócus de (re)Construção e de Aprendizagem. Atividades vinculadas a um subgrupo dedicado ao estudo da educação empreendedora, e de temáticas como o aprendizado baseado em problemas.

Acompanhe
nossas
redes sociais