Girando Sol inaugura parque industrial

Arroio do Meio

Girando Sol inaugura parque industrial

Unidade fabril no bairro São Caetano possibilita aumento de 100% na produção

Por

Girando Sol inaugura parque industrial

Uma das principais fabricantes nacionais de produtos de limpeza, a Girando Sol entra em um novo patamar. A inauguração do parque fabril, que integra a matriz e duas filiais, condiciona à indústria maior agilidade, ritmo, produtividade e redução nos custos. Considerada uma das mais modernas estruturas do segmento na Região Sul, recebeu investimento superior a R$ 45 milhões, entre recursos próprios e financiamento via BNDES.

A inauguração ocorre no dia 1º de abril e, conforme enfatiza o diretor Gilmar Borscheid, marca os 25 anos da empresa. As obras do novo parque, no bairro São Caetano, começaram em abril de 2011. São 22 mil metros quadrados de área construída, em um terreno de 146 mil metros quadrados. “Estamos preparando um grande evento. Queremos compartilhar com os convidados o resultado da nossa política empresarial, a qual mostra que a Girando Sol se preocupa com sua evolução e atualização.”

O novo parque fabril centraliza a matriz e outras duas filiais que antes funcionavam em locais separados. Desde meados de 2014, de acordo com a conclusão de etapas da obra, setores do complexo estão sendo ocupados pela indústria. O primeiro foi a expedição, em maio daquele ano, quando ocorreu a centralização da logística das três unidades.

Em junho, as atividades da filial em Lajeado também foram transferidas ao São Caetano. Na sequência, a Girando Sol levou ao novo parque o setor de fabricação de embalagens da filial no bairro Navegantes, em Arroio do Meio. O último a ser transferido, ainda neste mês, o setor administrativo.

No atual estágio, aponta o diretor Borscheid, foi possível ampliar em até 60% a capacidade produtiva, marca que pode chegar a 100% em curto prazo. Na logística, exemplifica, um caminhão que poderia levar até seis horas para ser carregado em outro local, agora demanda de apenas 90 minutos para o mesmo serviço, em média.

Mercado em ascensão

O faturamento bruto previsto pela Girando Sol para este ano chega a R$ 250 milhões, sendo uma das principais geradoras de emprego, renda e impostos no município. É a terceira maior empresa, considerando como base o Valor Adicionado Fiscal (VAF).

Também ocupa a terceira posição no ranking de geração de empregos, com 320 funcionários diretos (400 indiretos). Atua nos mercados da Região Sul, em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e exporta para países da América do Sul, América Central e África.

São 12 linhas de produtos, somando 140 itens voltados à limpeza doméstica.

Em 2015, nove das 12 linhas estavam entre as mais vendidas na Região Sul. O desempenho, baseado em pesquisa da Nielsen, foi divulgado pela revista Supermercado Moderno, publicação nacional que identifica os principais fornecedores de mais de cem categorias.

[bloco 1]

Tecnologia para buscar resultados

Diretor da Girando Sol, Gilmar Borscheid enaltece a inauguração do parque como resultado da política empresarial, a qual mostra a preocupação com a evolução e atualização. De acordo com ele, a tecnologia implementada na empresa dá mais ritmo, agilidade, reduz custos e aumenta a produtividade da indústria.

A Hora – Como tem sido o processo de transferência das atividades ao novo espaço?
Gilmar Borscheid – O novo parque fabril centraliza a matriz e outras duas filiais que antes funcionavam em locais separados. Hoje, tudo já funciona integralmente no novo parque fabril.

A transferência foi gradual, na medida em que a obra avançava e a parte legal era cumprida. O primeiro setor a ficar pronto foi a expedição e, em maio de 2014, ocorreu a centralização da logística das três unidades no novo parque fabril. Em junho, as atividades da Filial 1 (Lajeado) também foram transferidas. Assim foi com o setor de fabricação de embalagens (Filial 2 do bairro Navegantes de Arroio do Meio), até chegar neste ano. O setor administrativo foi o último a ser transferido, neste mês de fevereiro.

O que este novo espaço viabiliza para a Girando Sol?
Borscheid – Aos 25 anos, a Girando Sol entra em uma nova fase. A estrutura moderna e tecnológica faz da Girando Sol hoje uma das mais modernas indústrias do segmento na Região Sul.

A tecnologia implementada na empresa dá mais ritmo, agilidade, reduz custos e aumenta a produtividade. No estágio atual, já foi possível ampliar em até 60% a capacidade produtiva, marca que pode chegar a 100% no curto prazo. Na logística, por exemplo, um caminhão que podia levar até seis horas para ser carregado, agora precisa de apenas 90 minutos (média).

A inauguração integra as programações dos 25 anos. O que mais está previsto para o aniversário?
Borscheid – Preparamos um grande evento para o dia 1º de abril. A data é representativa, pois marca os 25 anos da empresa. E queremos compartilhar este momento especial com os convidados – colaboradores, fornecedores, clientes, líderes empresariais e políticos. Essas pessoas vão brindar conosco as conquistas destes 25 anos e conhecer a nossa nova casa, o moderno e tecnológico parque fabril. Queremos compartilhar com os convidados o resultado da nossa política empresarial colocada em prática, a qual mostra que a Girando Sol se preocupa com sua evolução e atualização. Estaremos mostrando o nosso novo parque fabril, que é uma referência em limpeza doméstica ao varejo e aos atacadistas distribuidores nas regiões onde atuamos.

Acompanhe
nossas
redes sociais