Eu curto Rugby

Você

Eu curto Rugby

O rugby é conhecido por ser esporte de intenso contato físico. Entre seus princípios, estão companheirismo, disciplina, apoio e persistência. Segundo Jônatas dos Santos, 34, de Estrela, o rugby é o esporte que mais cresce no Brasil. Vice-presidente do Centauros…

Por

Eu curto Rugby
Estrela
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O rugby é conhecido por ser esporte de intenso contato físico. Entre seus princípios, estão companheirismo, disciplina, apoio e persistência. Segundo Jônatas dos Santos, 34, de Estrela, o rugby é o esporte que mais cresce no Brasil. Vice-presidente do Centauros Rugby Clube, ele conta que há grande reconhecimento por parte da comunidade. “O esporte ser diferente é uma vantagem, pois chama atenção.”

Inspire-se

Por que pratica?

Todo esporte é válido. Mas o rugby me encantou principalmente pelos seus princípios. Por ser esporte com alto contato físico, são responsáveis por manter o jogador centrado e respeitoso. Como dizem os ingleses, é um jogo de brutos jogado por cavalheiros.

O que proporciona?

O esporte, independente de qual seja, é fonte de desenvolvimento físico e mental. No rugby, os princípios como companheirismo, disciplina, apoio e persistência se destacam. Além disso, o clube que visito ao menos três dias por semana é local onde fiz amizades levadas para a vida toda.

Como concilia com a rotina?

Treinar esporte de alto rendimento, com competições permanentes durante o ano, não é fácil. Exige dedicação do atleta, compreensão da família e, principalmente, planejamento e força de vontade. Em noite de temperatura agradável durante a primavera, um treino físico de duas horas é tranquilo. Mas há noites de 0ºC com garoa. São ocasiões em que todo atleta é colocado à prova.

Praticar rugby não se limita somente aos treinos três vezes por semana. Há ainda a academia, o cuidado com a alimentação e o estudo das regras. Até mesmo assistir aos jogos na televisão ajuda a melhorar o desempenho do atleta.

Como iniciou a atividade?

Comecei no segundo treino realizado em Estrela. Éramos cerca de dez pessoas. Um ex-atleta do antigo Novo Hamburgo Rugby Clube, agora morador de Estrela, nos apresentou o esporte. Aos poucos, mais pessoas se juntaram ao time. No início, treinávamos aos sábados e domingos, em campos improvisados. Eu não conhecia nada do esporte. Sequer tinha visto um jogo na televisão. Com o tempo, aprendemos juntos e nos envolvemos com esse esporte.

Aconselharia outras pessoas a praticar também? Por quê?

Com certeza. O rugby é esporte para todas as idades e tipos físicos. Hoje, o Centauros tem desde a categoria infantil, com crianças de 8 anos, até as equipes adultas, com atletas de 40 anos. Também há equipes masculinas e femininas. Constantemente, procuramos novos atletas, gente que busque o mesmo que nós: o desenvolvimento do rugby no Vale do Taquari.

Acompanhe
nossas
redes sociais