Temporal provoca apagão em Lajeado

Lajeado

Temporal provoca apagão em Lajeado

Centro e bairro Universitário ficam sem abastecimento por mais de duas horas

Por

Temporal provoca apagão em Lajeado
Lajeado

O vendaval no fim da tarde de ontem causou transtornos no centro da cidade. A chuva chegou por volta das 17h30min e deixou sem luz estabelecimentos comerciais, casas e a universidade. Os serviços foram afetados no bairro Universitário e no centro.

Entre a rua Júlio de Castilhos e a avenida Benjamin Constant, uma placa atingiu os fios de alta-tensão e provocou a ruptura dos cabos. O trânsito na rua precisou ser interrompido. De acordo com testemunhas, a placa se soltou de uma construção próxima ao local e foi parar na calçada contrária. Apesar do temporal ter atingido outras cidades da região, até o fechamento desta edição não haviam sido contabilizadas mais prejuízos. Após vistorias pela cidade, equipes da AES Sul restabeleceram o serviço próximo das 20h.

Um dia antes do incidente, representantes da Câmara de Industria e Comércio do Vale do Taquari (CIC-VT) e Certel trataram sobre o potencial elétrico da região, em Encantado. Durante o encontro, o diretor de energia da cooperativa Júlio Salecker ressaltou a análise da Fepam sobre o projeto de instalação da maior hidrelétrica da região, em Muçum.

Ela foi liberada no fim de janeiro. Antes de conseguir colocar o projeto em prática, a Certel aguarda uma resposta da Fundação de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler. A intenção, segundo ele, é conseguir uma licença ambiental prévia. Para operar, ainda é preciso estudo de viabilidade, leilão de energia, projeto básico, a licença de instalação, construção da usina, a licença ambiental de operação.

O diretor salientou a possibilidade de construção em quatro anos após a liberação da Fepam. Um estudo feito no rio Taquari indica uma capacidade de gerar 79,50MW de uma hidrelétrica entre Muçum e Roca Sales. Com ela, é possível atender uma população de 240 mil pessoas. “ O país tem potencial hidrelétrico 4 vezes maior do que o instalado hoje. ”

Lançamento

Amanhã, a cooperativa inaugura uma Hidrelétrica Cazuza Ferreira, localizada em São Francisco de Paula. A solenidade de abertura terá a presença de autoridades como o governado, José Ivo Sartori e inicia às 15h.

A construção é uma parceria entre Certel, Coprel e Geopar. Ela é certificada pela Organização das Nações Unidas (ONU) como Mecanismo de Desenvolvimento Limpo e terá potência instalada de 9,1 mil kilowatts. O investimento é de cerca de R$ 35 milhões e deve gerar 80 empregos.

Acompanhe
nossas
redes sociais