Ambientoterapia é tema de Curso na APAE

Lajeado

Ambientoterapia é tema de Curso na APAE

Treinamento repassou técnicas de atividades com autistas para profissionais da entidade

Por

Ambientoterapia é tema de Curso na APAE
Lajeado

Os profissionais que atendem crianças com autismo, se juntaram aos pais, e participaram do Curso de Ambientoterapia. A atividade foi ministrada pela terapeuta ocupacional Rosália Rodrigues e pela psicopedagoga Janete Petri, do Espaço Dom Quixote, de São Leopoldo.

Durante a manhã as palestrantes falaram sobre realidade da clínica e o trabalho transdisciplinar entre psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais e musicoterapeutas. De acordo com Janete, o foco do discurso são as necessidades individuais e a organização das atividades. “O atendimento com os pais é muito importante já que às vezes estão sofridos e angustiados pela dificuldade do filho”, comenta.

À tarde Rosália trabalhou a prática com atividades de questão sensorial e deu sugestões sobre como lidar com as dificuldades e aumentar a independência. “Eles conseguem estar no grupo, perceber o outro, ter uma linguagem mais organizada e perdem a frustração de não suportar ficar com outros”, relata.

Conforme a professora de ambientoterapia, Franciele Silva, o curso acrescentará ao trabalho já realizado na APAE de Lajeado. “Esse foi nosso primeiro curso, estávamos ansiosos e foi realmente uma troca de experiências”, pondera.

Ela destaca que trabalhar com o conteúdo, avaliar os alunos sob uma perspectiva metodológica diferenciada é uma realização.”Muitos alunos não comiam nem sentavam sozinhos, hoje conseguem tolerar mais tempo entre as pessoas, isso é muito gratificante”, comemora.

Ambientoterapia

Nessa técnica os profissionais trabalham em um espaço terapêutico que reproduz o ambiente de uma casa, organizado com sala, quarto, cozinha e banheiro. A APAE de Lajeado implantou em 2014 o Projeto Ambientoterapia, que busca fazer com que as crianças e adolescentes recebam um atendimento individual.

As atividades ensinadas no projeto são básicas, como ensiná-los a guardar a mochila, organizar espaço para lanche, higiene pessoal, lavar louça, ir ao supermercado, roda de mate, atividades de integração, atividades físicas, jogos, filmes, musicoterapia e culinária.

Acompanhe
nossas
redes sociais