O verão pede natação

Saúde

O verão pede natação

A atividade pode ser iniciar seis meses depois do nascimento. Por não ter impactos e riscos de lesões, é indicada também para idosos

O verão pede natação

A natação é considerada um dos exercícios mais completos, pois os benefícios são diversos. A atividade desenvolve as capacidades cardiorrespiratória e circulatória. Movimenta todos os músculos do corpo e tem gasto de calorias indicado a quem quer perder peso sem riscos de lesões, já que a atividade dentro da água não gera impacto.

O exercício também melhora o equilíbrio e coordenação motora, ajuda no controle de glicose e colesterol no sangue, desenvolvimento de músculos, aumento de flexibilidade e até no raciocínio. A frequência da atividade depende do objetivo e da capacidade física do praticante.

Segundo o professor da escola de natação Fliper, Marcus Falkenbach, uma boa rotina se constrói com prática de duas a três vezes por semana, com duração de cerca de 45 minutos.

Por não ter impactos e riscos de lesões, é esporte indicado para idosos. “É atividade ideal para quem sofre de artrose e se recupera de lesões nos joelhos e coluna”, diz Falkenbach. De acordo com ele, estudos comprovam que a natação beneficia o raciocínio. Isso se dá pela oxigenação que o exercício gera nas células, adiando o envelhecimento dessas e promovendo raciocínio mais rápido.

[bloco 1]

A prática da natação pode começar cedo, diz o professor. Recomenda-se iniciar a partir dos 6 meses. A adaptação de crianças com até 5 anos de idade na água é muito importante, opina ele. Essa vivência facilita a aprendizagem dos estilos de natação e habilidades na água, como pulos, mergulhos e brincadeiras.

Mas, nessa fase de adaptação, é preciso também ter cuidado para não tornar a experiência traumática. Isso prejudica todo desenvolvimento da criança na natação. Falkenbach orienta os pais a procurarem profissional da área para conduzir a adaptação de forma segura e planejada.

A natação é esporte praticado durante o ano todo. Com o conforto das piscinas térmicas em academias e clubes, fica viável nadar mesmo no inverno. O professor conta que a procura pela atividade nesse período é impulsionada pela falta de opções de exercícios aeróbicos externos. Já no verão, as crianças tomam conta das piscinas para aprender a nadar.

Acompanhe
nossas
redes sociais