Voluntariado evidencia espírito natalino

Solidário

Voluntariado evidencia espírito natalino

Morador recolhe doces, brinquedos e roupas para crianças carentes do município

Por

Voluntariado evidencia espírito natalino
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Tornar o Natal das famílias carentes mais alegre. Esse é o objetivo do morador Ari Berghahn, 63, que criou o Projeto Natal no Campo faz dez anos. O objetivo é arrecadar roupas, brinquedos e doces para distribuir para crianças carentes do município.

As doações podem ser feitas até a segunda quinzena deste mês. Além do município, moradores de Lajeado e Arroio do Meio podem contribuir.  De acordo com Berghahn, nesta edição as crianças do interior são prioridade. As visitas às localidades iniciam no dia 12 e têm ajuda das escolas para identificar as famílias com maior vulnerabilidade. No ano passado, a programação ocorreu no centro e 304 jovens de até 13 anos foram beneficiados.

Ele relata que no primeiro ano apenas doces foram comprados e distribuídos entre um grupo no centro. “Começou como uma brincadeira, no máximo, para 12 crianças. É muito gratificante ver a alegria delas e das famílias durante as entregas e a proporção que ganhou.”

Com o passar dos anos, além de doces, o projeto agregou outras demandas das famílias, como roupas e calçados. Durante as edições no centro, doações em dinheiro e apoio de entidades públicas e privadas possibilitaram eventos com brinquedos infláveis.

Visitas

Desde a criação do projeto, a programação foi suspensa apenas em 2010, quando Berghahn foi operado. Debilitado, temia não conseguir dar continuidade à iniciativa. Com o sucesso, voltou à prática um ano depois. “Prometi continuar enquanto tivesse forças.”

Para angariar fundos e itens para a campanha, percorre o município a pé. Leva fotos com registros da edição anterior para mostrar o destino das doações. Só no ano passado, visitou 117 casas. Nos outros municípios, usa o carro da família para buscar as doações.

Ele ressalta o reconhecimento do projeto e estima doações de cerca de 95% do comércio local, além de moradores. Mesmo assim, salienta a necessidade de ampliar as doações para levar donativos a um número maior de crianças a cada ano. Além do 9759-6457, os interessados em participar podem procurar a rádio comunitária para doar.

Acompanhe
nossas
redes sociais