Publicação compila textos de 168 autores

Leitura

Publicação compila textos de 168 autores

Obras foram selecionadas durante a 12ª edição do concurso literário de Arroio do Meio

Por

Publicação compila textos de 168 autores
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Objetos, documentos, lembranças, histórias – coisas que se traz de viagens e têm um lugar marcado na memória. De acordo com os textos compilados no livro a ser lançado nesta terça-feira, 8, o importante mesmo é que cabem “Na Mala, Mil Aventuras”.

Lançamento ocorre no CTG Querência de Arroio do Meio, às 19h30min, e é uma iniciativa da Secretaria de Educação e Cultura. Durante o evento, em homenagem aos 168 autores que participaram da publicação, o grupo instrumental da Escola Municipal de Ensino Fundamental Princesa Isabel se apresenta.

De acordo com a secretária de Educação, Eluise Hammes, responsável pela organização da obra, o projeto já é conhecido da comunidade. A proposta de instigar a produção cultural local foi apresentada pela 12ª edição do concurso literário municipal. “É uma oportunidade de os cidadãos deixarem suas impressões e conceitos sobre a temática sugerida”, comenta.

[bloco 1]

Lançada em abril, a atividade recebeu mais de 500 textos de escritores com idades entre 6 e 90 anos. Resultado, que segundo Hammes, representa a concretização de um dos principais objetivos da ação. Conforme Eluise, a ideia é elaborar um tema amplo, que sensibilize e provoque a participação das pessoas.

Estimulando e sendo compreendido tanto por estudantes que voltaram de férias,quanto por idosos que lembraram de alguma história e querem compartilhar essa “bagagem”, de forma criativa, com todos. “É um trabalho que foi adotado por todos, e construído com a ajuda de muitas mãos”, relata.

Responsabilidade

Um dos destaques dessa movimentação literária é a atividade desenvolvida pela comissão que selecionou os textos. Representantes do Núcleo Cultural e Secretaria de Educação e Cultura, professores da rede pública e líderes comunitários assumiram a responsabilidade.

Os voluntários fizeram a triagem, a correção e a formatação de artigos, crônicas, poesias e relatos, que mostram olhares diferenciados, revelando que os arroio-meenses têm história para contar. “São pessoas que aceitaram de coração essa tarefa, exigiu um bom período de doação”, relata.

Acompanhe
nossas
redes sociais