Pesquisa apresenta objetivos para as próximas duas décadas

Projeção

Pesquisa apresenta objetivos para as próximas duas décadas

Governo municipal, La Salle e empresários apresentaram projeto

Por

Pesquisa apresenta objetivos para as próximas duas décadas
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Durante reunião-almoço da Câmara do Comércio, Indústria e Serviços (Cacis) foi apresentado o Projeto A Estrela que Queremos. Trata-se de um planejamento estratégico para os próximos 20 anos. O levantamento iniciou em junho e teve participação de 24 entidades e 245 representantes da comunidade.

O resultado desse trabalho definiu a missão, objetivo e posicionamento, almejando tornar o município referência em qualidade de vida. O estudo foi coordenado pela La Salle, por meio de técnicos e especialistas em planejamento. Após aprovado na câmara, o planejamento começa a implementar as primeiras ações dos 19 projetos estratégicos os quais serão reavaliadas a cada dois meses. São considerados 21 indicadores com metas para monitoramento.

Entre os principais diferenciais de Estrela, o estudo apontou a localização geográfica, a diversidade econômica e a disponibilidade de áreas para o crescimento. As maiores oportunidades abrangem a área do turismo, aproveitamento mais a infraestrutura e a produção de alimentos.

[bloco 1]

Segundo o consultor de Desenvolvimento do projeto, Diego Silva, foram identificados aspectos que precisam de atenção, cujos detalhes serão divulgados quando o projeto for concluído. Entre as fraquezas apontadas, estão a sub-utilização do potencial logístico. Enquanto a principal ameaça tem relação com a fragilidade econômica atual.

Silva destaca a verificação de um ponto positivo, referente ao levantamento das carências apontadas. Ele revela que a preocupação com meios de desenvolvimento sustentável, em busca da melhora na qualidade de vida, é uma tendência entre as proposições apresentadas. “Existe uma articulação pela manifestação de estudantes a empresário”, comenta.

Próximos passos
A próxima etapa do projeto é a criação de um conselho municipal para implantação e monitoramento do planejamento estratégico. Para o presidente da Cacis, Verno Arend, a proposta revela um sonho de Estrela e deixa explícito o que precisa ser feito nas próximas décadas. Lembrou que vários líderes foram embora e investiram em outras regiões. “Estrela havia perdido a magia e encantamento, espaço e importância no contexto cultural e econômico”, lamenta.

De acordo com Arend, hoje, os líderes concordam em retomar o protagonismo da região. Ele elogiou o prefeito Rafael Mallmann pela sensibilidade política de envolver todos os setores no desafio. Mallmann destacou a necessidade de uma visão coletiva. Reconheceu as dificuldades para implementar o projeto e pediu apoio do Legislativo. Citou ações de planejamento anteriores que começam dar resultados.

Um dos exemplos é o programa Escola da Inteligência, implementado segundo o conceito do pensador Augusto Cury. “O resultado desse plano antecipa resultados. Hoje, houve uma redução de 80% nos conflitos de alunos e um aumento de 50% na participação dos pais na escola”, comentou, cotejando a valia do planejamento na educação com o trabalho ora proposto.

Acompanhe
nossas
redes sociais