Município aumenta vigilância com câmeras

Segurança

Município aumenta vigilância com câmeras

Centro tem 16 equipamentos

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Iniciado em maio do ano passado, o projeto de monitoramento da cidade teve a 16ª câmera instalada na sexta-feira, 4. O equipamento está localizado na esquina entre as ruas Júlio de Castilhos e João Batista de Melo e foi custeado pela iniciativa privada.

Ao todo, foram investidos R$ 8,8 mil, com contribuições das empresas Lojas Calcci, Joalheria Hexsel, Farmácia Drogativa, Farmácia São João, Wessel Papelaria, Empório de Malhas, Sapataria Bom Pé e Lotérica do Vale.
“Os empresários, que entenderam a necessidade e ratearam os custos para a compra e instalação”, afirma o secretário de Segurança Pública e Cidadania, Gerson Teixeira. Segundo ele, a câmera tem a mesma tecnologia das outras 15 já instaladas na cidade e ajudará a inibir a ação de criminosos nas proximidades.

Teixeira afirma que o município pretende estender o projeto aos bairros, alcançando um total de pelo menos 20 câmeras na cidade. “É capacidade máxima para um operador conseguir monitorar as imagens.”

Conforme o secretário, um dos locais avaliados para receber equipamentos é o entorno da Univates. A possibilidade existe pelo fato do centro universitário ficar próximo da rede de fibra óptica que hoje alcança o cruzamento das avenidas Senador Alberto Pasqualini e Piraí, no bairro São Cristóvão.

Teixeira diz que o projeto resulta em redução significativa das ocorrências de furtos, assaltos, tráfico e demais crimes na área de abrangência do videomonitoramento. Segundo ele, a 16ª câmara entrará em operação nos próximos dias.

Monitoramento permanente

As câmeras espalhadas pelo centro de Lajeado são acompanhadas em quatro monitores na sede da Brigada Militar. O serviço, em funcionamento desde fevereiro, é operado por policiais militares e agentes de trânsito municipais. Dois servidores trabalharão de forma ininterrupta, cada um monitorando a metade das câmeras.

Elas têm capacidade para monitorar uma área de 360 graus, com ajustes realizados diretamente na sala de controle. O operador move o equipamento por meio de um joystick. Os aparelhos têm zoom com alcance de até 600 metros. Com isso, é possível identificar de forma nítida os rostos das pessoas ou as inscrições das placas veiculares.

Em caso de queda na rede elétrica, as equipamentos continuam funcionando, mas com limitações para poupar energia. Nessa condição, o limite de zoom é de 120 metros de distância. O aparelho regula a luminosidade sem que haja perda de qualidade das imagens. As 16 câmeras gravam de forma ininterrupta e as filmagens ficam gravadas por um mês.

Acompanhe
nossas
redes sociais