Mostra de moda fomenta conhecimento

Moda

Mostra de moda fomenta conhecimento

Com palestrantes renomados nacionalmente, o 2º Meet teve desfile com criações de alunas de Design de Moda da Univates

Por

Mostra de moda fomenta conhecimento
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A segunda edição da Mostra de Moda, Ensino, Estilo e Tendência (Meet), promovida pelo curso de Design de Moda da Univates, mostrou-se um sucesso. A programação teve palestras, desfile, exposições e viagem de estudos. A jornalista Ana Fritsch abriu as atividades.

Natural de Lajeado, Ana lembrou sua passagem pela escola municipal com atividades na instituição. Também relatou a trajetória profissional e aproximação com a área da moda. Ela tem especialização em Design de Moda e formação pelo Instituto Marangoni, em Paris. Trabalha como consultora de estilo e tem coluna semanal no Jornal do

Comércio, na qual trata de tendências, design e empreendedorismo feminino. A programação ainda teve palestra sobre portfólio, com Vagner Zarpellon, e sobre trajetória profissional e experiências, com Eliane Godoes Manica. O designer Walter Rodrigues fechou a Meet com palestra sobre processo criativo.

O desfile também integrou o evento. Abrangeu três disciplinas do Design de Moda: Desenvolvimento de Coleção II, História da Moda e da Indumentária II e Produção de Moda e Styling. Na primeira, as alunas desenvolveram coleção com inspiração na infância. Na segunda, o modelo seguido foi de criações de estilistas contemporâneos e consagrados.

Ana Fritsch fala sobre conhecimento teórico

Qual a importância de realizar este tipo de palestra nas universidades?
A palestra na universidade é sempre uma troca. De um lado, posso compartilhar minha trajetória, sobre como articulei meus conhecimentos até aqui. Não foi fácil e creio precisar comunicar o vivido, do ponto de vista pessoal e profissional. São minhas concepções sobre jornalismo e moda. Também é importante submeter minhas convicções a um ambiente crítico, para eu ser questionada e refletir sobre minhas ideias.
Creio ser oportunidade para professores e alunos conhecerem a visão de uma pessoa envolvida com situações concretas do mercado de trabalho. Muitas vezes, ocorre distanciamento entre sala de aula e situações reais. Essas palestras são a chance de promover reaproximação.

Durante a carreira, você deu muito valor aos estudos e cursos de aprimoramento. Muitos acreditam que apenas se aprende verdadeiramente na rotina do trabalho. O que pensa sobre isso?
Acredito que as duas coisas são importantes e fundamentais. Ao fazer uma pós-graduação, me senti mais segura, conheci profissionais do mercado, aprimorei minha visão sobre o negócio da moda, estabeleci os primeiros contatos com quem já estava lutando por seu espaço no meio. Isso foi de valor imenso para constituir minha rede de relacionamentos. Da mesma forma no Istituto Marangoni, em Paris. Os cursos abrem a mente, ajudam a entender a dinâmica do mercado. A prática, o dia a dia de trabalho, é a forma de aplicar o conhecimento.

Acompanhe
nossas
redes sociais