Ceat lidera ranking do Enem no Vale

Você

Ceat lidera ranking do Enem no Vale

Colégio Alberto Torres é o único da região entre as 20 melhores classificadas no RS

Por

Vale do Taquari
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Vale do Taquari – O Instituto de Pesquisas e Estudos Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou ontem as notas preliminares de 15.640 escolas no Enem de 2014. Na região, os educandários da rede privada ocupam as dez primeiras posições do ranking.

Crédito: Josiane Martini/DivulgaçãoO Colégio Evangélico Alberto Torres (Ceat), de Lajeado, alcançou a melhor posição no Vale e é o único da região a figurar entre as 20 melhores instituições gaúchas. Na rede estadual, a escola Monsenhor Seger, de Travesseiro, obteve a melhor nota.

De acordo com o diretor do Ceat, Rodrigo Ulrich, é o quinto ano consecutivo no qual a escola figura entre as principais do estado. “É fruto de um trabalho bem estruturado, que desenvolvemos desde a Educação Infantil até o Ensino Médio.”

O colégio obteve uma nota superior em relação a 2013, quando ficou na nona colocação estadual com média de 633 pontos. Porém a instituição caiu para a 17ª posição entre as escolas gaúchas.

Ulrich considera normal a variação dentro do ranking, mas destaca a uniformidade dos resultados obtidos. Ressalta que diversas escolas figuram entre as primeiras em alguns anos e não conseguem repetir o rendimento em outras edições. “O Ceat consegue se manter entre as principais em todos os anos.”

Conforme o diretor, apesar do Enem ser o principal indicador da qualidade do Ensino Médio, a escola não realiza um trabalho com foco específico no teste. Segundo Ulrich, o objetivo é preparar os alunos para a vida acadêmica e profissional pós-escolar, e o resultado é reflexo dessa organização.

“O desempenho resulta de um quadro de professores qualificados e comprometidos, estudantes que compreendem a importância da educação e pais que participam ativamente da escola”, reforça.

Ao todo, mais de 1,2 milhão de estudantes brasileiros realizaram o Enem no ano passado.

Madre Bárbara ganha duas posições

A diretora Maria Elena Jacques e a coordenadora pedagógica Vanessa Ely se surpreenderam ao receber a notícia sobre o avanço do Colégio Madre Bárbara no Enem.

Quarto colocado na região em 2013, o colégio ganhou duas posições. “É um trabalho de longo prazo que está dando resultado”, comemora Maria.

Segundo a diretora, os professores desenvolvem trabalhos contínuos para aprimorar o raciocínio. “Não é só preparar para o Enem. O aluno sai do Ensino Médio preparado para todos os processos seletivos.”

Para Vanessa, o colégio alia a tradição com a criteriosa análise para inovar o ensino. “Alunos saem preparados para o mundo competitivo, e sabem aplicar o conhecimento.”

Líder entre as estaduais

O colégio Monsenhor Seger, de Travesseiro, obteve o maior avanço entre todas as escolas da rede pública do Vale. Em 2013, a instituição obteve a pior colocação na região, com média de 464,6 pontos. Nesta edição, ficou em primeiro entre as públicas, com média superior a 500 pontos.

Para a diretora Sandra Regina Herrmann Haas, os resultados melhoraram graças à preocupação com a nota ruim de 2013. “No início do ano, a CRE debateu os resultados do Enem. A partir daí, fizemos o máximo para melhorar os números e os frutos vieram graças ao trabalho de toda a equipe.”

Conforme Sandra, os próprios alunos se preocuparam com as notas baixas e se comprometeram a alcançar melhor desempenho. “Prova disso é que quando tivemos professores de licença, a preocupação dos estudantes foi grande, principalmente devido à proximidade do Enem.”

Mesmo assim, a diretora garante que a principal preocupação do educandário não é com o ranking, e, sim, com a qualidade do ensino oferecido. “Queremos que o aluno venha para a escola e aprenda. É isso que melhora os resultados.”

Enquanto o Monsenhor Seger obteve a maior variação positiva no Enem, a Vidal de Negreiros, que liderou o ranking entre as públicas em 2013, não aparece entre dez melhores da região. Já os piores resultados foram obtidos pelas escolas de Colinas e Forquetinha. Das 1129 escolas avaliadas no estado, Forquetinha ficou na 1.117ª posição e Colinas, na 1.118ª.

Critérios

Nem todas as escolas do Vale tiveram a nota divulgada pelo Inep. É o caso da escola Ana Neri, de Marques de Souza, que em 2013 obteve média de 481,7 pontos e em 2014 não aparece na classificação.

Segundo o Inep, para ter a nota divulgada é exigido que, pelo menos, dez alunos tenham participado da edição do Enem.

Classificação do exame nacional do ensino médio

Ranking geral da região

Cidade Ranking RS Ranking BR
1º – CEAT Lajeado 17º 440º
2º – Madre Bárbara Lajeado 21º 494º
3º – Martin Luther Estrela 26º 580º
4º – Bom Jesus São Miguel Arroio do Meio 29º 628º
5º – Colégio Teutônia Teutonia 72º 1316º
6º – Sinodal Gustavo Adolfo Lajeado 126º 2102º
7º – Cenecista João Batista de Mello Lajeado 150º 2430º
8º – Cenecista General Canabarro Teutonia 217º 3583º
9º – Cenecista Mário Quintana Encantado 241º 3905º
10º – Pastor Dohms Taquari 262º 4398º

Fonte: Inep

Ranking escolas públicas da região

Cidade Ranking RS Ranking BR
1º – Monsenhor Seger Travesseiro 271 º 4504º
2º – Poço das Antas Poço das Antas 277º 4587º
3º – Santa Clara Santa Clara do Sul 289º 4761º
4º – Gomes Freire de Andrade Teutônia 334º 5319º
5º – Poncho Verde Mato Leitão 352º 5590º
6º – Donato Caumo Coqueiro Baixo 361º 5694º
7º – Nova Bréscia Nova Bréscia 389º 5965º
8º – Estrela Estrela 414º 6193º
9º – Vicente de Carvalho Dois Lajeados 449º 6491º
10º – Estrela da Manhã Estrela 452º 6530º

Fonte: Inep

Acompanhe
nossas
redes sociais