Vândalos destroem túmulos no Florestal

Você

Vândalos destroem túmulos no Florestal

Três cemitérios foram atacados entre a noite domingo e a madrugada de ontem

Por

Lajeado – Cemitérios do bairro Florestal foram alvos da ação de vândalos na noite deste domingo, dia 4. Mais de 40 túmulos foram depredados, situação que revoltou familiares e moradores das proximidades.

02Testemunhas afirmam ter ouvido um grupo de mais de dez jovens gritando dentro do cemitério católico por local por volta das 22h30min. De acordo com uma moradora do bairro, o barulho de objetos sendo quebrados começou logo depois. “Eram estrondos altos, como se estivessem jogando uma laje contra a outra.”

Ao todo, 36 sepulturas foram destruídas no cemitério católico e outras sete no evangélico. Jazigos também foram avariados no cemitério municipal. Entre os danos estão quebras de lápides e enfeites. Alguns túmulos tiveram as tampas de mármore completamente arrancadas. Nenhum objeto foi roubado.

O aposentado Irani Ribeiro, 71, foi até o cemitério católico verificar as condições dos jazigos onde estão sepultados dois familiares e ficou surpreso com a ação dos vândalos. “Felizmente não atacaram o túmulo do meu filho, mas o da minha sogra está quebrado”, relata.

Segundo ele, ações semelhantes já foram registradas no local, porém com menos estrago. “Antigamente vinham para roubar objetos de metal. Desta vez foi apenas para destruir”, ressalta. Para Ribeiro, os maiores prejudicados serão os familiares, pois terão de arcar com a reconstrução dos túmulos.

A aposentada Terezinha Diel, 61, contabilizou três parentes que tiveram os jazigos depredados. “Não nos sentimos seguros nem mesmo no cemitério”, afirma. Para ela, os resultados da ação são fruto da falta de respeito com o luto das famílias. “É uma coisa que não faz sentido.”

O motorista Rogério Diel, 59, alerta para a ausência de meios que impeçam a entrada de vândalos. “Tem apenas um portão baixo, fácil de pular”, destaca. Diel afirma ser frequente a presença de pessoas no interior do cemitério à noite. “Já grupos de pessoas sentadas e casais namorando, mas nunca depredações.”

Crime previsto no artigo 163 do Código Penal, a destruição, inutilização ou deterioração de objetos alheios tem pena prevista de um a seis meses de detenção ou multa. Quem for pego furtando objetos pode pegar de um a quatro anos de reclusão, além de multa. Ainda não há suspeitos.

Cruzeiro do Sul

O arrombamento de um túmulo no cemitério da localidade de São Miguel, no interior de Cruzeiro do Sul, é investigado pela Polícia Civil. O jazigo foi aberto e o caixão foi quebrado. Outras três sepulturas tiveram vidros quebrados com pedras, mas nada foi furtado.

Em 2008 e 2010, o cemitério da Comunidade Evangélica de Cruzeiro do Sul também foi depredado.

Ataques em outubro

O Cemitério da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana Martin Lutero, do bairro Olarias, foi alvo de vândalos em 2014, a duas semanas do Dia dos Finados. Na ocasião, ao menos 30 túmulos de crianças foram violados.

Foram encontradas lápides rachadas, vazos quebrados e cruzes de cimento no chão. Embalagens de faca foram espalhadas próximo ao banheiro, onde vândalos defecaram no chão, ao lado do vaso sanitário. Também não foram constatados furtos.

Acompanhe
nossas
redes sociais