Trânsito terá alterações em quatro ruas

Você

Trânsito terá alterações em quatro ruas

Maior mudança é a criação de acesso de emergência para Pronto-socorro do HBB

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Lajeado – O Departamento de Trânsito faz mudanças em quatro ruas a partir da próxima semana. Trata-se da 17 de Dezembro, no bairro Hidráulica; da Padre Theodoro Amstad, no Moinhos; da Fialho de Vargas e da Carlos Von Koseritz, ambas no centro e próximas do Hospital Bruno Born (HBB).

tA principal alteração ocorre no entorno da instituição de saúde, que atende 120 pessoas por dia no setor de emergência. O único acesso é pela rua Carlos Von Koseritz. A via é de sentido único e só permite a conversão para motoristas que chegam pela av. Benjamin Constant.

Pela proposta, a rua terá duplo sentido no trecho entre a esquina com a rua Júlio de Castilhos e a entrada do Pronto-socorro. Neste espaço não será permitido o estacionamento. De acordo com o responsável pelo Trânsito, Euclides Rodrigues, a mudança deve reduzir cerca de 3 a 4 minutos o tempo de percurso de motoristas que precisam chegar no Pronto-socorro e estão na rua Júlio de Castilhos.

Os condutores precisam passar por três semáforos para fazer a volta na quadra: na esquina da rua Júlio de Castilhos com a Saldanha Marinho; esquina da Saldanha Marinho com a av. Benjamin Constant e outra antes do acesso à Carlos Von Koseritz.

Rodrigues espera uma diminuição no número de veículos na avenida Benjamin Constant e na rua Júlio de Castilhos, entre a Saldanha Marinho e a Carlos Von Koseritz. No centro, o trecho da rua Fialho de Vargas entre a Júlio de Castilhos e a Bento Gonçalves, terá mão dupla. Ela só permite acesso à via lateral do HBB.

Mudança em dois pontos

A rua 17 de Dezembro sofre mudança em dois pontos. Em um deles está previsto o deslocamento do eixo da via e a criação de uma área de “refúgio” na altura da rua Gerhardt Reeps. O local serve de acesso à BR-386 para quem vem dos bairros Alto do Parque e Hidráulica.

Com a criação do refúgio, o trânsito da pista da direita não será mais interrompido por motoristas que tentam acessar a rodovia. No trecho será impedida a travessia de veículos com mais de dois eixos. Os horários de movimento mais intenso são das 7h às 8h30min e das 11h30min às 14h.

No cruzamento com a rua Lothar Felipe Krist, um semáforo instalado no ano passado será ativado. Ele operará no sistema de três tempos, permitindo dez segundos para travessia de pedestres. O sistema será adaptado aos horários considerados críticos, sendo que, na parte da manhã, o trânsito da rua 17 de Dezembro será privilegiado e, à tarde, o da Lothar Felipe Krist.

Mão dupla no bairro Moinhos

A rua Padre Theodoro Amstad voltará a ter mão dupla no trecho entre as vias Santos Filho e Carlos Sphor Filho. Ao sair da Padre Theodoro Amstad, o motorista só poderá acessar a Rua Carlos Sphor Filho fazendo a conversão à direita, ingressando na via em direção à ERS-130.

Além das alterações no trânsito, Rodrigues destaca que o departamento trabalha na manutenção dos semáforos de toda cidade. Segundo ele, a intenção é evitar os transtornos ocasionados ao sistema viário da cidade pela falha dos equipamentos.

Problemas que serão avaliados

– Falta de conversão da avenida Benjamin Constant para a avenida Senador Alberto Pasqualini

– Sistema de trânsito atual do bairro São Cristóvão, principal foco será avenida Senador Alberto Pasqualini

– Congestionamentos na avenida Benjamin Constant, próximo à rua Olavo Bilac

Acompanhe
nossas
redes sociais